Governo do RS irá anunciar recursos para Operação Verão contra o coronavírus

O governo do Rio Grande do Sul irá anunciar, nesta sexta-feira, 19, a liberação de recursos para a “Operação RS Verão Total na Saúde”. A verba, que não teve o valor anunciado, será destinada a municípios e entidades hospitalares que deverão ser impactados pelo aumento populacional dos meses de verão. De acordo com o Executivo, são municípios com vocação turística do Litoral Norte e Sul, da Serra e da Fronteira.

É preocupante a situação. A população tem de se cuidar — disse a secretária Arita Bergman, reforçando a preocupação com o veraneio, em razão da circulação de pessoas nas praias do Estado.

Os números recentes também preocupam a equipe do governador Eduardo Leite. O  tema será o principal assunto da reunião do Gabinete de Crise, grupo que organiza as ações de enfrentamento à covid-19, marcada para esta quinta-feira,19.

— Depois de um período de redução e estabilização, nos últimos 15 dias se observa aumento de internações. Em Porto Alegre também, mas temos situações que parecem ainda mais complicadas, como o Litoral Norte, que inspira especial cuidado em razão do aumento de movimento no final do ano — explicou o governador.

O comitê do governo do Estado se reúne sempre às segundas e quintas-feiras. Em razão dos números novos, haverá discussão sobre se serão implementadas novas medidas a partir da piora nos indicadores, em especial a ocupação de leitos de UTI. Como tem feito desde o início da pandemia, Leite pretende dialogar com gestores municipais, a fim de promover uma gestão compartilhada das decisões.

 

*Zero Hora 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]