FW: Secretaria da Saúde anuncia orientações sobre o coronavírus

Medidas do dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, são importantes para se proteger

Frederico Westphalen não possui nenhum caso confirmado de Covid-19, o novo coronavírus, mas a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, já tem um plano de trabalho e capacita os profissionais para atender a comunidade. Na sexta-feira, 13, na prefeitura, reuniram-se o prefeito, secretários e a diretora do Hospital Divina Providência (HDP), Roselei Enderle, para discutir ações e garantir a segurança da comunidade.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde e o Ministério da Saúde, a estimativa é de que 90% dos casos de coronavírus podem ser atendidos nos postos de saúde. Em Frederico Westphalen, o município conta com oito equipes de saúde – Posto Central, UBS’s Dr. Aires Marinho Cerutti, Aparecida, Santo Antônio, Jardim Primavera, São Francisco de Paula, Osvaldo Cruz, além do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) – capacitados para atender a população.

– Então, se você apresentar febre e outro sintoma respiratório, procure um posto de saúde. Evite buscar atendimento hospitalar para não sobrecarregar o hospital, mas, principalmente, porque, se ocorrer, os casos graves estarão lá e as pessoas irão se expor ainda mais para o contato com o vírus –, explicou a secretária da Saúde de Frederico Westphalen.

Medidas de prevenção
A Secretaria da Saúde, em parceria com o HDP e o curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Frederico Westphalen, elaborou medidas para padronizar o atendimento de possíveis casos de Covid-19 no município. Os encaminhamentos de consultas e exames serão mantidos somente com a descrição médica como urgente. Todos os demais casos permanecerão na fila de espera para posterior agendamento. Outra orientação é de que profissionais da saúde evitem viagens para não aumentar o risco de contaminação.

Atendimentos e agendamentos, como preventivos, teste rápido, entre outros, serão feitos   somente com solicitação médica. As consultas devem ser reduzidas para atendido de pacientes com alguma alteração e real necessidade de atendimento.

As pessoas que não trabalham devem evitar de transitar pelas ruas ou ir ao posto de saúde sem necessidade.

Além disso, as pessoas devem evitar ir ao HDP. Primeiro, devem procurar um posto de saúde.

Se proteja!
Para evitar a proliferação do vírus, a Secretaria da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel 70%, que também serve para limpar objetos, como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas.

*Ascom/Prefeitura de FW

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]