FW: mesmo com pandemia, construção civil desponta e bate recordes

Frederico Westphalen está em constante desenvolvimento. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento de quase 70% na quantidade de metros quadrados construídos no município. Em 2015, foram construídos 61.530,65 metros quadrados. Já em 2020, o total de novas construções alcançou o número recorde de 103.993,10 metros quadrados.

Segundo o secretário de Coordenação e Planejamento, Lucas Aguiar, a pandemia, e os decretos que suspendiam os trabalhos da construção civil, gerou uma sensação de insegurança no setor, porém, o governo federal incluiu a atividade como serviço essencial e os resultados surpreenderam.

“Esperávamos uma redução nas construções, mas ocorreu o contrário. Fechamos 2020 com um acréscimo de mais de 30% em metros quadrados construídos em comparação com 2019. Ainda, foi o setor que mais contratou durante a pandemia, considerando toda a cadeia comercial e logística que envolve a construção civil, fazendo com que o serviço que estava em escala reduzida na Secretaria de Coordenação e Planejamento tivesse que voltar a atender para conseguirmos dar conta da grande demanda”, destacou.

Conforme Aguiar, o programa Regulariza Frederico e a baixa nas taxas de juros de financiamentos impulsionaram as reformas, ampliações e novas construções.

Para o prefeito em exercício, João Vendruscolo, o crescimento da construção civil comprova que as políticas públicas e os diversos programas de incentivo que a Administração Municipal implantou e promove são importantes no desenvolvimento do município. “Frederico Westphalen está em plena expansão, mas esse crescimento é ordenado e planejado. Contudo, nosso projeto para 2021 é a informatização da Secretaria de Coordenação e Planejamento, bem como a remodelação do Plano Diretor para trazer mais segurança e regramento nas edificações”, pontuou Vendruscolo.

 

*ASCOM 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]