Frederico Westphalen recebe doações de obras de Paixão Côrtes

Compartilhar os significados do tradicionalismo e espalhar o legado da cultura gaúcha. Esse era o objetivo do homem símbolo do gauchismo, João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, homenageado do 41º Acampamento Farrapo de Frederico Westphalen. Nesta semana, a viúva do folclorista, Marina Paixão Côrtes, doou à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) obras que serão utilizadas durante os festejos farroupilhas.

Os 20 livros e os dois CDs, de autoria de Paixão Côrtes, têm como temas a cultura gaúcha, como a dança, a música e o tropeirismo. As obras estarão à disposição da comunidade na Mostra Folclórica da Cultura Gaúcha, exposição realizada junto ao Acampamento Farrapo, na Praça da Matriz, entre os dias 14 e 20 de setembro.

Segundo Marina Paixão Côrtes a motivação para a doação veio da vontade de passar os ensinamentos para as crianças. “Sei que se Paixão estivesse vivo, faria exatamente o que estou fazendo. É uma alegria saber que as obras ajudarão no trabalho desenvolvido com crianças e jovens, repassando os ensinamentos sobre tradicionalismo” destacou.

A representante da Smec, Rosane Maria Loose, destacou a importância da doação. “A iniciativa da contribuição partiu da própria Marina. Ficamos muito felizes com a generosidade dela, compartilhando da grande obra da vida deste pesquisador e folclorista. Após a utilização das obras na Semana Farroupilha, tudo virará acervo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura”, salientou.

O presidente da Associação Farroupilha Frederiquense, Elton Sobucki, relembrou a importância de Paixão Côrtes. “O momento da doação foi muito especial. É emocionante saber da contribuição da Marina para o legado de Paixão, pois ela continua valorizando a obra dele, que é imortal”, afirmou.

Junto da exposição das obras na Mostra Folclórica também haverão outros itens da tradição e cultura gaúcha, como a encilhada de montaria, uma maquete histórica, artesanatos e indumentárias. As escolas interessadas em agendar horários de visitação devem entrar em contato com a Secretaria de Educação e Cultura, pelo número 3744-5017.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]