Frederico Westphalen fecha 2021 com importantes avanços no ambiente empreendedor

“Sem dúvida é uma das maiores conquistas da nossa administração. Nos coloca em outro patamar em relação à criação e melhoria constante do ambiente de negócios”. A frase do Prefeito José Alberto Panosso dá o tom de satisfação e de otimismo com que Frederico Westphalen chega ao final de 2021. O selo Diamante conquistado em outubro durante a 30ª Mercopar – maior feira de inovação e negócios da América Latina -, em Caxias do Sul, colocou o município no seleto grupo de 22 cidades gaúchas detentoras da mais alta distinção concedida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Sebrae RS.

Segundo Panosso, o reconhecimento se dá em meio a um contexto maior de desenvolvimento do município que, em 2021, teve importantes avanços que atestam a quantidade e a qualidade dos serviços ofertados pelo Poder Público para empresários de micro e pequeno porte. “São ações que fazem com que os empreendedores locais e de fora se sintam mais seguros e tomem suas decisões em investir aqui e ainda de incrementar seus negócios já existentes”, explica.

Ainda durante a Mercopar, Frederico Westphalen foi destaque em outro ponto importante, apresentando um case de Compras Públicas durante seminário estadual de secretários promovido pelo Governo do Estado. Segundo a titular da Secretaria da Fazenda do município, Simone Duarte, as ações do eixo começaram a ganhar forma a partir de 2019, o que possibilitou uma total reestruturação do setor de compras da Prefeitura. ‘‘Com as capacitações incrementamos muito a participação dos fornecedores locais. É um trabalho que impacta diretamente, pois faz com que os investimentos girem e permaneçam dentro da economia do município’’, explica.

Braço fundamental dentro da cultura de desburocratização – um dos quatro eixos centrais de atuação do Programa Cidade Empreendedora -, a Sala do Empreendedor funciona como um ambiente facilitador de atendimento aos empresários de micro e pequenas empresas. O espaço localizado dentro da Prefeitura Municipal oferece soluções para quem quer abrir um negócio, legalizar a sua atividade, além de oferecer orientação e capacitação gratuitas. Atualmente, o RS possui 146 Salas que são responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 73% das MPES gaúchas.

O gestor estadual das Salas do Empreendedor do Sebrae RS, Márcio Benedusi, afirma que o objetivo desses espaços é colaborar para que o empresário possa contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais. “Reunir todos os órgãos municipais envolvidos no atendimento às empresas no mesmo espaço físico facilita o dia a dia dos empreendedores e desta forma a Sala do Empreendedor de Frederico Westphalen se destaca com o selo diamante conquistado, contribuindo desta forma para tornar o ambiente mais favorável ao empreendedorismo”, afirma Benedusi.