Frederico Westphalen e região somam 65 casos confirmados de dengue

Em Frederico Westphalen, até a tarde de ontem, 10, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizava 56 casos de dengue confirmados por dois laboratórios do município, a maior parte deles no bairro Fátima. Desse total, apenas três confirmações foram feitas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). No quadro abaixo é possível verificar a situação nos municípios da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS) e 15ª CRS:

verarquivo

Mutirão acontece neste sábado
Hoje, além dos 56 casos confirmados, já são mais de 100 suspeitos de dengue em Frederico Westphalen. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marly Vendrusculo, a cada 10 pessoas que chegam em busca de atendimento nos postos de saúde, sete apresentam sintomas da doença.

Diante da atual situação, um mutirão de conscientização está marcado para este sábado, 12, com saída às 8h30, na frente da capela do bairro Fátima. “Vamos fazer um mutirão inicial, nos bairros Fátima e Santo Antonio, neste sábado, nas próximas semanas passaremos em mais dois ou três bairros, até atingirmos toda a população”, comentou a secretária.

A ação contará com o apoio de diversas entidades e clubes de serviço. Os voluntários estarão todos, devidamente identificados. Nos dias 11, 12 e 13 de março a administração deve realizar o recolhimento de entulhos nos Bairros Fátima e Santo Antônio.

Na segunda-feira, 14, um novo encontro está agendado no Ministério Público com as entidades parceiras para que se avaliem as ações realizadas até então e se estabeleçam as novas atividades a serem realizadas para o efetivo combate ao mosquito Aedes aegypti.

Armadilhas serão distribuídas
Os clubes Rotarys do município estão confeccionando, desde o início da semana, armadilhas feitas de garrafa pet, que serão distribuídas nas residências visitadas pelo grupo de voluntários durante o sábado.

De acordo com o presidente do Rotary Frederico, Rafael Ferigollo, serão distribuídas cerca de 350 armadilhas. “Vamos entregar as armadilhas para a secretaria de Saúde, para que façam a distribuição entre os grupos de voluntários. Também vamos repassar orientações de como elas funcionam e como as pessoas podem fazer para higienizar e eliminar as larvas”, comentou.

Na sequência, os Rotarys estão pensando em levar a ideia para as escolas, para que juntos consigam produzir mais armadilhas.

Mutirão popular no São Francisco de Paula

Também no sábado, 12, a partir das 16h30, um grupo de moradores do bairro São Francisco de Paula realizarão um mutirão popular de limpeza nos terrenos e ruas do bairro. A concentração para início da atividade será em frente ao ginásio da escola Odila Lehnen. “Pedimos aos moradores que nos permitam ajudar na limpeza de seus terrenos e das ruas, porque só esperar não adianta. A dengue pode matar e o nosso hospital não tem estrutura para atender a uma epidemia. Pedimos que todos colaborem; aceitamos ajuda de pessoas de outros bairros também”, destaca uma das organizadoras do mutirão, Rosane Cristo Saldanha.

Limpeza de terrenos

A Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen está realizando ações de sensibilização com a comunidade para com a limpeza de lotes e terrenos baldios. Para isso, um projeto de lei está sendo montando pela Prefeitura Municipal e será apresentada na segunda-feira, 14, na Câmara de Vereadores. Após aprovação do projeto, os proprietários serão notificados e terão um prazo de 48 horas para se adequar às novas leis. Ainda está sendo definido se as propriedades que não estiverem de acordo serão limpadas por uma equipe da Prefeitura e o valor de cobrança lançado como dívida ativa do município ou será implantada uma multa para quem não atender a solicitação.

Folha do Noroeste

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]