Frederico Westphalen desenvolverá turismo rural, acadêmico e religioso

Para entender a situação do atual cenário turístico de Frederico Westphalen, região e analisar o potencial do setor, o Sebrae RS realizou o estudo “Radar Turístico: Frederico Wetsphalen”, publicado em outubro deste ano. Com 52 páginas, o documento definiu pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças para o turismo no município. “O radar foi importante para pautar a estratégia da cidade para a qualificação do setor. O estudo mostra o que pode ser priorizado tanto pelo poder público como pelos empresários”, conta a coordenadora estadual de turismo do Sebrae RS, Amanda Bonotto Paim.

A cidade desenvolverá prioritariamente três tipos de turismo: o rural, que conta com apoio de produtores e agroindústrias; o acadêmico, por causa das quatro universidades presenciais instaladas no local, duas delas federais; e o religioso, por ter uma catedral de destaque arquitetônico e um dos seis santuários localizados em solo gaúcho do Movimento Apostólico de Schoenstatt, da Igreja Católica. Regionalmente, Frederico Westphalen vai trabalhar para desenvolver a Rota Águas e Pedras, que contempla outros 15 municípios.

“Já estamos colocando em prática uma rota de turismo rural que conta com seis propriedades, todas com agroindústrias. O grupo é formado por produtores de conservas, queijos, vinho e flores, além de uma microcervejaria”, destacou o  o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi,

Participar do programa Cidade Empreendedora, segundo o secretário, possibilitou que o município trabalhasse na desburocratização e na formalização de negócios, ações essenciais para o turismo. “Estamos finalizando o processo de implementação do alvará 100% digital e ajudando as agroindústrias a conseguirem a certificação para poderem vender em todo o Rio Grande do Sul, por meio do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural”, acrescenta.

Cidade retomará Conselho e Plano Municipal de Turismo
A partir do Radar Turístico, o Sebrae RS também ajudará o município a retomar e a consolidar o Conselho e o Plano Municipal de Turismo.  Segundo Amanda, a criação de um conselho e de um plano municipal é importantíssimo para que o município consiga executar projetos que envolvam diferentes atores da cadeia turística e possam se destacar em um setor com muita concorrência no Estado.

“Se diferenciar no turismo gaúcho é um grande desafio e isso passa pela capacidade de impressionar. Por isso, o grande papel do Sebrae RS nessa parceria com a prefeitura de Frederico Westphalen é ajudá-la na construção de bons projetos a partir de informações, dados, experiências e orientações sobre a aplicação correta de recursos e de esforços”, completa Amanda.

*ASCOM – SEBRAE/RS

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]