Fórum Itinerante debate sobre o futuro da produção leiteira

Os rumos  da produção leiteira no Brasil estão sendo debatidos por especialistas e produtores da área durante o 5° Fórum Itinerante do Leite, que acontece nesta terça-feira, 21, no Salão de Atos no Uri, em Frederico Westphalen. Com o tema “Os Caminhos para a Exportação”  o evento também  pode ser acompanhado ao vivo pelo Canal Rural

Confira a programação que será realizada pela tarde:

14h – Oficinas técnicas

– Gestão e sucessão na produção de leite
Local: Salão de Atos – 
Coordenação da oficina: Valdir Sangaletti, engenheiro agrônomo, assistente técnico regional de Sistema de Produção animal – Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, RS.

 14h – Abertura

14h10min – 1º painel: Planejamento forrageiro – Fábio Eduardo Schlick, zootecnista, mestre e doutor em Zootecnia – ATR de Sistemas de Produção Animal, Escritório Regional da Emater de Bagé. (Exemplo prático de planejamento – projeto SisLeite da Emater).

15h – 2º painel: Manejo de plantas forrageiras –  Leandro Bittencourt de Oliveira, professor doutor – URI de Frederico Westphalen, RS (Exemplo prático de manejo – aluno do curso de Tecnólogo em Agropecuária da URI).

15h20min  – Programa de gestão sustentável da agricultura familiar – Valdir Sangaletti, engenheiro agrônomo – ATR de SPA e Gestão Rural do Escritório Regional da Emater de Frederico Westphalen, RS.

15h20min – Case de sucesso no PGS – O trabalho da família Castelli de Iraí,RS – Equipe da Emater de Iraí e família Castelli.

15h45min – Case de sucesso na gestão da atividade leiteira – O trabalho da família Cansian – Taquaruçu do Sul – Família Cansian e  URI.

16h05min – Debate – perguntas aos painelistas, por escrito.

2 – Nutrição da vaca leiteira: Saúde do Animal e qualidade do leite 

Local: Auditório da URI – 125 vagas
Coordenação da oficina:  Zootecnista Sandro José Paixão – Dr. em Produção e nutrição animal e professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus de Frederico Westphalen – RS.

 14h – Abertura

14h10min – 1° painel: Alimentação no pré parto: reflexo na produção, sanidade e na qualidade do leite – Abílio Galvão Trindade Ferreira, Médico Veterinário, Mestre em Produção Animal, consultor na área de nutrição e reprodução animal pela empresa NUTRE Saúde e Produção Animal, instrutor do SENAR-PR.

15h – 2º painel: Técnicas de controle e medidas preventivas da mastite bovina – Prof. Thiago Caetano Schmidt Cantarelli – Médico veterinário, pós-graduação em Clínica e Técnica Cirúrgia Veterinária, Médico Veterinário da Coperativa Tritícola de Frederico Westphalen e professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Campus de Frederico Westphalen) 

15h20min – 3° painel: Importância do controle de qualidade do leite na produção de derivados – Rosselei Caiél da Silva, professora doutora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Campus de Frederico Westphalen) 

15h40min – Debate – perguntas aos painelistas, por escrito.

3  – Caminhos para a exportação

Local: Sala de aula da URI – 50 vagas
Coordenação da oficina: Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat-RS 

14h – Abertura 

14h15min – João Cesar de Resende, Embrapa Gado de Leite

14h45min – Caio Vianna, presidente da CCGL – Exportação 

15h05min – Case Lactalis 

16h05min – Debate – perguntas aos painelistas, por escrito.

16h30min – Encerramento da programação

Na última sexta-feira, 17, os organizadores do evento estiveram no Programa Ponto de Vista, espaço em que puderam explanar sobre os principais pontos do Fórum, acompanhe:

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]