Ferrovia Norte-Sul: lideranças buscam apoio do Governador do Estado

Lideranças do Estado do Rio Grande do Sul se reuniram para pedir apoio ao Governador do Estado, José Ivo Sartori, no intuito de fortalecer e elencar parcerias para o projeto, e posterior execução, da Ferrovia Norte-Sul. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, dia 26, no Palácio do Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença de Deputados Estaduais e Federais, Prefeitos e empresários onde deverá passar a ferrovia, o Governador e representantes do Governo do Estado.

Na ocasião, o Prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, se manifestou dizendo que este é um momento importante, onde o traçado da Ferrovia já está delimitado pelo estudo técnico, a emenda para o projeto aprovada pela bancada gaúcha, faltando apenas o apoio e a liderança do Governador do Rio Grande do Sul, a fim de buscar parcerias para a execução e articular com os Governos de Santa Catarina e Paraná, trazendo investidores interessados para a concessão nos três Estados.

A Bancada Gaúcha Federal aprovou a Emenda Parlamentar no valor de R$ 5 milhões, para viabilizar o recurso do projeto da Ferrovia no Rio Grande do Sul. O Governador José Ivo Sartori disse que será parceiro das lideranças e buscará agir em conjunto. Também foram favoráveis a busca de investidores para viabilizar o projeto e contribuíram com suas manifestações, os deputados federais Covatti Filho, Jerônimo Goergen, Giovani Cherini, José Stédille, Dionísio Marcon e Pompeu de Mattos; e os deputados estaduais Zilá Breitenbach, Gilberto Capoani, João Fischer, Eduardo Loureiro e Missionário Volnei.

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia Norte-Sul, entre Rio Grande (RS), Chapecó (SC) e Panorama (SP), foi apresentado no dia 21 de agosto de 2015, pela empresa Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. Este estudo indica que o trecho deverá abranger 30 municípios do Estado do Rio Grande do Sul e terá 833 quilômetros, passando por Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões e Palmeira das Missões. De acordo com a Valec, o traçado proposto leva em consideração o equilíbrio entre os pontos de captação de carga, os aspectos de relevo da região e os custos de implantação e de operação do sistema futuro.

ASCOM/Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]