Fato ou fake: É falso que casos de pneumonia bacteriana estão aumentando em razão do uso de máscaras

É falso que casos de pneumonia bacteriana estão aumentando em razão do uso de máscaras. De acordo com o DataSUS, a base oficial de dados sobre saúde no Brasil, o número de casos de pneumonia vem diminuindo em relação aos últimos anos.
Em agosto deste ano, foram registradas pouco mais de 25 mil internações pela doença. Se comparados os dados de agosto de 2019 e agosto de 2018, ou seja, antes da pandemia, o número de internações por pneumonia era mais que o dobro do dado mais recente.
Segundo o pneumologista André Nathan, membro da Comissão de Infecção da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o uso de máscaras reduz a incidência de doenças respiratórias virais, como a Covid-19, por exemplo, e em consequência acaba reduzindo infecções bacterianas também.
O médico explicou que pneumonia bacteriana não se “pega”, mas se desenvolve, e infecções virais como gripe ou Covid-19 podem aumentar o risco de desenvolver essa doença. Ele também pontuou que quando se utiliza a mesma máscara várias vezes, ela perde a função, por isso, é importante trocá-la.
Portanto, a informação de que os casos de pneumonia bacteriana estão aumentando em razão do uso de máscaras é falsa.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]