Expopal 2015 começa nesta quinta-feira

A cidade de Palmeira das Missões já vive o clima da Expopal 2015. O evento começa na quinta-feira, 24, e segue até o domingo, 27, no parque de exposições. Está confirmada a presença de mais de 120 expositores, sendo empresas de vestuário, calçados, móveis e eletros, informática, além de máquinas e implementos agrícolas, veículos, agricultura familiar e gastronomia. As visitações podem ser feitas a partir das 9 horas até as 22 horas.

A expectativa é grande para os shows que serão realizados durante a expo-feira. Na quinta-feira, 24, a festa começa com o show de João Marcelo e Juliano. Na sexta-feira, 25, o show será com Cacio e Marcos, e para o sábado, 26, o show será com Munhoz e Mariano. Para o domingo, 27, está programado o show com a banda Barbarella, para o qual os portões serão abertos às 17 horas.

Demais eventos

Quinta-feira, 24: às 19 horas: mesa-redonda “Desafios do cooperativismo moderno”, com painelistas da Creluz, Cotrisal e Sicredi.

Sexta-feira, 25: às 9h30min, abertura oficial da Expopal 2015; às 10 horas: manifestação dos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop); às 14 horas, Painel Zero Hora, com mediação da colunista e editora do Campo e Lavoura, Gisele Loeblein; às 19 horas, reunião de interiorização das Regionais da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Sábado, 26: às 9 horas, palestra “Agricultura sustentável e Meio Ambiente”, com o engenheiro-agrônomo Marcelo Leal e com o engenheiro-florestal Marcelo Nascimento Bernal.

Além de show e demais atrações, o evento também contará com o 1º Workshop sobre Integração Lavoura-pecuária, na quinta-feira, 24.

Os interessados devem fazer as inscrições das 8 horas às 9 horas. Em seguida, haverá a palestra “Sistemas Integrados: um novo conceito de pecuária em áreas agrícolas”, com o engenheiro-agrônomo Fábio Neves, supervisor técnico da Secretaria de Apoio Internacional (SAI). A partir das 10h20min haverá a apresentação do case “Comercialização e qualidade de carnes”, com o engenheiro-agrônomo Lucas Lieberknecht.

Para as 11 horas, está programado o case “Produção animal em pastagem irrigada”, com o agrônomo Mário Ruschel Freitas. Às 13h30min, os participantes poderão acompanhar a palestra “Conjuntura e perspectivas para o mercado da soja em 2015/16”, com o palestrante professor Nilson Luiz Costa, da UFSM.

Em seguida, por volta das 14h30min, a explanação será sobre o “Potencial do trigo de duplo propósito em sistemas integrados no Sul do Brasil”, com o pesquisador Renato Serena Fontaneli, da Embrapa Trigo e UPF.

Outra palestra, às 15h50min, sobre “Manejo de pastagens em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta”, será com Jamir Luís Silva da Silva, da Embrapa Clima Temperado. Em seguida, serão apresentados mais dois cases, um da Fazenda Busanello, de Boa Vista das Missões, e outro sobre bovinocultura de leite, com a professora Ione Haygert Velho, da UFSM.

Feira da terneira também será atração

Mais uma forma de contemplar a agropecuária será com a realização da Feira da Terneira. A admissão dos animais começa amanhã, 24, das 13 horas às 18 horas. Na sexta-feira, 25, das 8h30min às 18 horas, haverá visitação no pavilhão dos bovinos. O julgamento dos animais será no sábado, 26, quando também haverá uma palestra sobre a evolução do gado leiteiro, com o palestrante José Ernesto Wunderlich Ferreira. A premiação aos vencedores será entregue no domingo, 27, às 10 horas.

Gracieli Verde/O Alto Uruguai

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]