Expofred 2016: Caminho do Leite demonstra as atividades da cadeia produtiva

A Emater/RS-Ascar organizou um espaço, na Expofred 2016, dedicado a produção leiteira. A Via Tecnológica do Leite conta com uma área de aproximadamente 1000m² e visa demonstrar as principais atividades que o produtor da cadeia leiteira desempenha em sua propriedade. Os visitantes podem acompanhar o denominado “Caminho do Leite”, que conta com sete estações.

O Engenheiro Agrônomo do escritório regional da Emater/RS-Ascar, Jeferson Vidal Figueiredo, fala sobre o espaço:

O espaço sobre criação de terneira  demonstra sua criação do nascimento até a fase adulta. Na estação de pastagem perenes de verão, pastagem anuais de inverno e irrigação de pastagem, é possível aprender sobre planejamento forrageiro e mudas das pastagens de Tifton 85, Jiggs e Kurumin. O manejo de ordenha e qualidade do leite mostra uma sala de ordenha e seus equipamentos, demonstração de como fazer a limpeza dos equipamentos, quais produtos devem ser usados e demais manejos para buscar um leite de qualidade. A estação de nutrição do rebanho leiteiro traz informações sobre uma dieta equilibrada. Os principais problemas de doenças enfrentados na propriedade leiteira e quais os manejos necessários para  ter um rebanho saudável são apresentados no espaço sanidade do rebanho leiteiro. A armazenagem de grãos e alimentos conservados (silagem e feno) demonstram a importância de armazenar de forma adequada os alimentos e ter reservas para épocas de escassez. Também é abordada a importância da reprodução e do melhoramento genético na propriedade leiteira na parte de reprodução e melhoramento genético.

Jeferson também destaca que é importante pensar na permanência dos jovens no campo e sucessão familiar, um dos principais objetivos das ações da Emater:

Eduarda Wilhelm

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]