Escola José Cañellas está completando 52 anos

A Escola Estadual Técnica José Cañellas, fundada no dia 06 de maio de 1964, está completando 52 anos de história. Foi a primeira escola que possibilitou a continuação dos estudos no município após a conclusão do primário.

Em seu primeiro ano de criação, funcionava junto à Escola Grupo da Sede, hoje Sepé Tiaraju. Os professores trabalhavam gratuitamente e os alunos pagavam mensalidades simbólicas. No final de março de 1965 passou a ser escola pública, onde os professores eram contratados pelo governo e as despesas passaram a ser responsabilidade do estado. O prédio próprio foi inaugurado em 1983. Nos primórdios, a escola ofereceu o Curso Técnico em Contabilidade, com habilitação técnica em nível de Segundo Grau. Após, implantou o Curso Auxiliar em Contabilidade concomitante com o Ensino Médio, de 1975 a 1988, quando passou a oferecer o Curso Preparação para o Trabalho. Apenas a partir de 2000 que o Ensino Médio foi desvinculado do Ensino Técnico.

O diretor Pasqual Sebastião Minetto diz que a instituição vem realizando muitas conquistas desde a sua criação:

Hoje, a escola oferta o Ensino Médio, Ensino Médio Integral, Ensino Médio Politécnico e Cursos Técnicos em Contabilidade, Administração, Secretariado, Enfermagem e Turismo e Hospitalidade. O Cañellas oferta vagas para o Ensino Técnico em março e agosto, sendo que o próximo edital deve sair ainda no final de maio.

Está tramitando a implantação do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, que aguarda a avaliação do Conselho Estadual. Ainda não há previsão para o começo das atividades. O diretor comenta sobre a busca de novos cursos técnicos:

São mais de 1.000 alunos e cerca de 80 professores e funcionários. Sobre a infraestrutura da Escola, Pasqual avalia que os laboratórios, salas de aula e demais dependências atendem a demanda dos alunos de todos os cursos, mas salienta que sempre há melhorias a serem feitas:

Jalel Younes está no 3° ano do Ensino Médio e almeja passar em uma Universidade Federal. Ele conta que a formação que está tendo na escola é satisfatória, preparando bem o aluno para ingressar em uma faculdade:

Fabiana Pessotto, que também estuda no 3° ano, pretende cursar Medicina Veterinária e considera o ensino do Cañellas referência na cidade:

Ao longo do mês a Escola estará promovendo uma série de atividades de formação para seus alunos. A programação voltada para o Ensino Médio ainda está sendo fechada, mas as atividades para o Ensino Técnico podem ser conferidas abaixo.

11/05, quarta-feira
Continuação do projeto “Diálogo com os empresários regionais”

  • 19h15min: Palestra com Elisângela Binotto (Marmoraria Binotto). Local: Sala de multimídia.
  • 20h30min: Palestra com Cledir Magri (CRESOL). Local: Sala de multimídia.

18/05, quarta-feira

  • 19h15min: Palestra com a professora Lana D’ávila Campanella com o tema “Transformando desafios em negócios vencedores em nossa região”. Local: Ginásio.

As palestra do dia 11 são voltadas para os alunos do Técnico em Administração e a atividade do dia 18 é aberta a todos os cursos. Também na última semana de maio, o curso de contabilidade irá receber uma palestra sobre ICMS, com José Adriano Lautert, auditor fiscal da Receira Estadual.

Do dia 11 a 20 de maio ocorrerá a Semana da Enfermagem, com diversas atividades. Os alunos estagiários da 3ª etapa e suas orientadoras, também realizarão palestras preventivas de temas variados nas Escolas Estaduais Afonso Pena e Cardeal Roncalli, pela manhã e tarde.

11/05, quarta-feira

  • 19h15min: Palestra com o tema “Registros de Enfermagem”, com Carmem Cristiane Schultz.

12/05, quinta-feira

  • Recepção dos alunos de todos os cursos com entrega de mensagem do Dia do Enfermeiro.
  • 20h40min: Palestra com a psicóloga Dalila Tres com o tema “A prevenção contribuindo na qualidade de vida”. Local: Sala de multimídia.
  • Murais explicativos sobre a atuação da Enfermagem.

13/05, sexta-feira

  • Murais explicativos e bancas sobre a prevenção da H1N1, no intervalo dos períodos.

16/05, segunda-feira

  • Murais explicativos e bancas sobre prevenção da dengue, zika vírus e chikungunya, no intervalo dos períodos.

17/05, terça-feira

  • Murais explicativos e bancas sobre dietas e IMC, no intervalo dos períodos.

19/05, quinta-feira

  • Murais explicativos e bancas sobre álcool e drogas, no intervalo dos períodos.

20/05, sexta-feira

  • 20h45min: Murais explicativos e bancas sobre hipertensão e automedicação.
  • Sorteio de prêmios em comemoração à Semana da Enfermagem.

Eduarda Wilhelm

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]