Escola Cardeal Roncalli sedia III Mostra Internacional #PartiuCinema

A terceira edição da Mostra Internacional #PartiuCinema  teve início nesta segunda-feira, 3, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli e segue a sexta-feira, 7 O evento é uma realização conjunta entre o Sesc de Frederico Westphalen e o Projeto Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores em Frederico Westphalen e região, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Frederico Westphalen e de Taquaruçu do Sul, bem como a direção das escolas estaduais do município.

A Mostra tem como objetivo dar maior visibilidade aos produtos audiovisuais, desenvolvendo, também, a cultura audiovisual nas escolas desde a infância até as séries finais do Ensino Médio. O envolvimento da comunidade é feito a partir dos filmes cedidos pelo SESC, e o telão que é capaz de reproduzir a magia do cinema.

A professora coordenadora do Projeto Vídeo Entre-Linhas, Janaína Gomes, fala sobre a Mostra e destaca sobre sua relevância não só para a comunidade escolar, mas para o público em geral: 

.
Representante do Sesc, Clei Giehl, frisa sobre o papel social e cultural desenvolvido pela entidade e também sobre a importante parceria entre a Unidade do Sesc/FW e a UFSM: 


O  professor e Técnico em Audiovisual da UFSM/FW, Jonas Ribeiro, comenta sobre a importância do vínculo da Universidade com a comunidade: 

.
A iniciativa foi idealizada em 2017 pela professora Dra. Rosangela Fachel. Nesta edição a professora Rosângela foi curadora dos filmes, representando o Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A proposta dessa edição é apresentar dois Festivais de Curtas metragens onde as escolas puderam participar da escolha dos filmes que serão exibidos em sessões de uma hora de duração: Festival de Curtas da II Mostra SESC de Cinema (Internacionais) e Festival de Curtas Metragens Programa 10 (Brasil). Os longas metragens serão apresentados aos jovens e estudantes de graduação. As sessões de filmes nacionais e internacionais serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite, de acordo com a Classificação Indicativa para cada faixa etária.

Este ano a Mostra #PartiuCinema foi incorporada ao Projeto de Extensão “Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores de Frederico Westphalen e região”, da UFSM-FW que há 11 anos promove a produção audiovisual entre jovens das comunidades rurais na região.  Serão exibidos os curtas: “Até que a morte nos case”, produzido pela E.M.E.F. Rui Barbosa e “(Re)existir” da E.E.E.B Sepé Tiarajú (FW). Até o fim da mostra, o público estimado para 2019 é de 2.900 crianças e jovens cuja participação já foi confirmada pelas escolas.

Confira a programação e os filmes que serão exibidos clicando AQUI. 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]