Encontro das famílias PAIF trata sobre depressão, álcool e drogas

Nesta quarta-feira, 9, aconteceu no Centro Profissionalizante de Integração Social (CEPIS) um encontro com os participantes dos grupos pertencentes ao Programa de Atenção Integral da Família (PAIF). A reunião foi promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e contou com a presença da  terapeuta ocupacional do  Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Caroline Pitzschel,  e técnica de enfermagem do CAPS, Adriana Zanardi.

De acordo com a terapeuta ocupacional do CAPS, Caroline Pitzschel, o encontro baseou-se em conversa entre as profissionais e as famílias. “Este mês estamos realizando encontros informativos sobre depressão, alcoolismo, tabagismo e drogas. Foi uma conversa informativa, de orientação. Falamos sobre o que é depressão e alcoolismo, como procurar o tratamento no CAPS, os diferentes tipos de droga, quais são os riscos e quais são as formas de tratamento que o CAPS oferece”, comenta a terapeuta.

A assistente social do CRAS, Rudinara Tagliapietra Vendrusculo, explica como funcionam as atividades. “No total atentemos a 10 grupos, sendo 8 pelo CRAS /PAIF e mais 2 que fazem parte do PAA, que é o Programa de Aquisição de Alimentos. São mais ou menos 340 participantes, de 19 a 59 anos. Este ano o tema central é relacionamento familiar. Mês passado a gente trabalhou a violência doméstica e este mês, em parceria com o CAPS, estamos trabalhando com os temas como depressão, álcool e drogas ”, fala Rudinara. A assistente social ainda diz que os temas escolhidos foram sugeridos pelos próprios membros dos grupos.

ASCOM – Prefeitura Frederico Westphalen

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]