Empresas são convocadas a reforçarem cuidados contra a Covid-19

Empresários e colaboradores das empresas locais estão sendo convocados para redobrarem a atenção aos cuidados sanitários que devem ser adotados para a contenção da pandemia em Frederico Westphalen. Em reunião realizada entre entidades empresariais, Prefeitura e Brigada Militar na tarde da terça-feira, 01, a diretoria da ACIFW defendeu a permanência do comércio aberto para a continuidade das atividades econômicas, mas destacou a importância da conscientização e responsabilidade não só das empresas, mas de toda a comunidade.

Segundo a vice-presidente da ACIFW, Patricia Cerutti, “compreendemos a situação e, por isso, reforçamos o pedido para que todos os cuidados sejam retomados e fortalecidos por gestores e funcionários das empresas. Infelizmente, sabemos que os negócios serão os mais atingidos, novamente, caso não haja um controle efetivo da pandemia por toda a comunidade, prejudicando ainda mais os segmentos do comércio, indústria e prestação de serviço, que já sofreram grandes impactos negativos ao longo dos últimos meses”.

Conforme informações do Poder Executivo, a comunidade tem realizado diversas denúncias de empresas que não estão cumprindo com os protocolos, deixando de observar cuidados mínimos e simples como o uso da máscara nos estabelecimentos e disponibilização de álcool gel 70%. O grande aumento dos casos de Covid-19 e dos índices de ocupação de leitos clínicos e UTI na região são preocupantes e alertam para possíveis restrições no funcionamento do comércio se a situação não for amenizada através da conscientização de toda a comunidade, independentemente do segmento.

Exames errados aumentam exposição nas empresas

As lideranças empresariais destacam o alerta feito pela Secretaria Municipal de Saúde, que aponta que muitas empresas encaminham os colaboradores para o tipo de testagem inadequada, muitas vezes levando a casos de resultado equivocado. A necessidade de não ficar sem o colaborador, que muitas vezes fica afastado preventivamente em situação de suspeita de Covid, tem levado algumas empresas a optarem por exames com maior rapidez no resultado, mas em alguns casos não adequados para o estágio da doença.

“Sem dúvida, as empresas passaram por grandes enxugamentos de mão de obra e, hoje, cada colaborador é fundamental para a manutenção das atividades na empresa, então é um grande esforço que as empresas fazem em atender os protocolos e afastar o colaborador, que deve ficar recluso e respeitar o período até que o exame possa ser feito e o resultado saia”, destaca Patricia sobre a avaliação feita durante a reunião. 

A condução errada dos empregadores frente a uma possibilidade de Covid-19 pode levar ao resultado prematuro negativo de um colaborador, quando na verdade o tempo para a testagem está incorreto, colocando toda a equipe e familiares em risco. Por isso, reforça-se para que as empresas busquem sempre a orientação da equipe de saúde, diretamente no Posto Aires, para a condução correta tanto do tipo de exame a ser feito, quanto da data para a testagem e período de isolamento que deve ser cumprido.

 

*ASCOM

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]