Emissão de Carteiras de Trabalho estão suspensas até dia 30 de dezembro

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determinou a suspensão temporária de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para migração de sistema nas Agências FGTAS/Sine, a partir da segunda-feira, dia, 8 até o dia 30. Todo o processo de confecção de Carteira de Trabalho volta a partir do dia 2 de Janeiro.

O objetivo é viabilizar a implantação do novo sistema CTPS Web 3.0. A paralisação é necessária para a migração dos bancos de dados e de imagens da atual versão. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (4) pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS (SRTE-RS), responsável pela emissão da CTPS.

Hoje, o encaminhamento da Carteira de Trabalho é realizado através da inserção offline dos dados dos trabalhadores no sistema operado nas Agências FGTAS/Sine, que os enviam para confecção e conferência à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, como explica o coordenador da Agencia FGTAS/SINE de FW Fabiano Ferrari. Segundo ele com o antigo sistema o prazo de entrega da carteira ao trabalhador demorava em torno de 15 dias, com o novo sistema passa para 5 dias.

A nova versão, que começará a ser implantada a partir de janeiro, consiste em um Sistema Online de Carteira de Trabalho, que realiza a verificação de dados com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o PIS/PASEP. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, serão orientados a retificá-los.

Fabiano explica que as Agencias passarão a contar com o Kit para captura digital de fotografia e das impressões digitais do trabalhador.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]