Emater/RS-Ascar terá programação virtual na Expointer 2020

Adaptando-se às novas formas de comunicação e às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a participação da Emater/RS-Ascar na Expointer Digital 2020 se dará em formato híbrido, ou seja, misturando o ambiente presencial (respeitando os protocolos de segurança e o distanciamento social) no Parque Assis Brasil, e virtual, por meio de três canais de transmissão de programações online (Facebook e Youtube do Programa Rio Grande Rural da Emater/RS-Ascar e o Canal Agro da Expointer).

Essas ferramentas serão utilizadas para aproximação com o público, de forma virtual, durante a feira que ocorre de 26 de setembro a 4 de outubro no Parque Assis Brasil, em Esteio. Para esta edição da Feira foram preparados 15 eventos com temas variados, que serão transmitidos em diferentes horários pela internet, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), contemplando os interesses dos agricultores e das agricultoras que são assessorados no Rio Grande do Sul e todo o público interessado, já que estas ferramentas permitem acesso de qualquer lugar do mundo.

Em cada um dos eventos, além dos extensionistas, participarão técnicos e autoridades para qualificar as abordagens e os debates dos temas. “Também contaremos com a participação de especialistas de várias partes do Rio Grande do Sul e do país, para levar conhecimento de qualidade aos trabalhadores e às trabalhadoras do campo”, destaca o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri.

A coordenadora das ações da Emater/RS-Ascar na Expointer Digital, Ivanir Argenta dos Santos, ressalta que, além das transmissões por estes três canais, a Instituição se fará presente também, juntamente com a Seapdr, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf) e Via Campesina, na organização do espaço virtual da Agricultura Familiar, que neste ano tem uma estratégia diferenciada.

O espaço físico será transportado para uma plataforma digital (www.expointer.rs.gov.br) onde agroindústrias e artesãos rurais assessorados pela Emater/RS-Ascar e demais entidades estarão presentes com fotos de seus produtos, preços e contatos. Aí os consumidores poderão, com o contato, comprar diretamente dos produtores, além de combinar a entrega e formas de pagamento. Também será promovido um encontro virtual no dia 28/09 (pelo Canal Agro), das 14h30 às 15h30, onde serão abordados o Programa Estadual da Agroindústria Familiar pela Seapdr, o acesso a mercados e o Selo Arte pelo MAPA, e plataformas de comercialização como ferramenta de inclusão, e um dos exemplos será a Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf) organizada durante a pandemia pela Emater/RS-Ascar. “Identificamos isso como uma ótima oportunidade para, além da comercialização, promover a promoção e divulgação dos produtos de nossos assistidos. A Expointer, mesmo que digital, terá participação de praticamente todos os Estados, além de outros Países”, completa Ivanir.

A Cozinha Show, que ocorreu dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar e foi uma das inovações de 2019, em 2020 estará no ambiente virtual em uma roda de conversa que ocorrerá em 27/09, das 16h às 17h, pelo Canal Agro. Segundo a responsável, Leila Ghizzoni, será apresentada uma receita feita com produtos de uma agroindústria para demonstrar o aproveitamento dos alimentos que são processados por eles. “A intenção é falar do plantio dos alimentos até o processamento na agroindústria, a utilização em receitas, a importância da diversificação da alimentação, a geração de renda pela agroindustrialização até o artesanato com a palha de milho”, completa a nutricionista.

Programação de transmissões na Expointer Digital 2020 (Emater/RS-Ascar e Seapdr) :

Sábado (26/09) – Canal Agro
14h30 – Abertura oficial das transmissões Seapdr e Emater/RS-Ascar
16h – Lançamento Radiografia Agropecuária Gaúcha (Seapdr)

Domingo (27/09) – Canal Agro
14h30 – Olivicultura
16h – Cozinha Show (receitas com milho)

Segunda-feira (28/09) – Canal Agro
14h30 – Agroindústria Familiar
16h – Política Agrícola com ênfase em Crédito Rural

Terça-feira (29/09)
14h30 – Pecanicultura gaúcha – Canal Agro
16h – Agricultura Familiar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – Canal Emater

Quarta-feira (30/09) – Canal Emater
8h30 – Segurança do aplicador: orientações para os produtores para o uso correto de EPI
14h30 – Lançamento da Campanha Rural Conectado

Quinta-feira (01/10) – Canal Emater
14h – Desafios e potencialidades para o meio rural no abastecimento de água

Sexta-feira (02/10) – Canal Emater
14h – Povos e Comunidades Tradicionais e Geração de Renda: desafios, potencialidades e arranjos possíveis
15h30 – Seminário sobre produção de alfafa: atualidade e perspectivas

Sábado (03/10) – Canal Agro
14h30 – Rastreabilidade de produtos vegetais frescos
16h – Bioinsumos

*Ascom/Emater
(Foto: divulgação)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]