Edegar Pretto assume como presidente da Assembleia Legislativa do RS

Em Sessão Solene realizada nesta terça-feira, 31, o deputado Edegar Pretto (PT) foi eleito o presidente da Assembleia Legislativa para o terceiro ano da 54ª Legislatura. O Regimento Interno da Casa estabelece que a Mesa Diretora seja eleita para um período de dois anos, mas um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente.

Durante seu discurso, Edegar falou que esta ciente de que assume a presidência da Assembleia diante de uma crise econômica, política e social: 

A solenidade, realizada no Plenário 20 de Setembro, contou com a presença, entre outras autoridades, prefeitos e vereadores do interior, convidados, representantes de entidades sindicais, lideranças e familiares do novo presidente. 

O coordenador da Regional Palmeira das Missões do Partido dos Trabalhadores, Mairo Piovesan, destaca que a presidência de Edegar Pretto significa uma conquista para todos os trabalhadores: 

Paulo Faccioni, integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores, frisa que a Assembleia Legislativa será transformada em uma casa do povo, com fácil acesso: 

O professor, servidor público, Cirilo Fronza, também falou sobre a posse do deputado Edegar: 

A professora Candida Rosseto, representante da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), frisou que a posse foi um marco histórico para as lutas sociais: 

Mesa Diretora 2017/2018

No início da sessão, foi eleita, com 47 votos favoráveis e um contrário, a nova Mesa Diretora da Casa, apresentada em chapa única e representada, além de Edegar Pretto, pelos deputados Liziane Bayer (PSB), como 1ª vice-presidente; e Frederico Antunes, como 2º vice-presidente. Ainda, Juliana Brizola (PDT – 1ª Secretária),  Juvir Costella (PMDB – 2º Secretário), Maurício Dziedricki (PTB – 3º Secretário) e Adílson Troca (PSDB – 4º Secretário). Na suplência, Valdeci Oliveira (PT – 1º Secretário), Juliano Roso (PCdoB – 2º Secretário), Bombeiro Bianchini (PPL – 3º Secretário) e Missionário Volnei (PR – 4º Secretário).

O Regimento Interno da Casa estabelece que a Mesa Diretora seja eleita para um período de dois anos, mas um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente.

Discurso na praça para militantes de movimentos sociais

Foto: Assessoria Assembleia Legislativa

A chuvarada que caiu no final da tarde de hoje (31) em Porto Alegre não impediu que o recém-eleito presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto (PT), discursasse para as quase duas mil pessoas que se concentraram em frente de um palco improvisado no obelisco da Praça da Matriz. Sob forte chuva, o petista reafirmou seu compromisso com os direitos dos trabalhadores e prometeu honrar a tradição de lutas de que é herdeiro. “Sou herdeiro dos que lutaram antes de mim, dos que construíram o maior movimento social da América Latina e vou honrar essa luta em defesa do povo trabalhador”, afirmou para o público que teimava em permanecer na praça apesar do mau tempo.

Grupos de pessoas procuraram abrigo sob árvores, na entrada do prédio da Assembleia ou transformaram bandeiras em capas de chuva. Tudo para acompanhar o ato popular de posse do novo presidente do Parlamento gaúcho. Foi a primeira vez que um presidente do Legislativo participou de uma cerimônia na rua após a eleição e posse formal. Ao contrário do que aconteceu no Plenário, Edegar Pretto tirou o paletó, a gravata e os sapatos e calçou um par de sandálias entregue pelo ex-governador Olívio Dutra com a recomendação de que o calçado chegue ao final de 2017 “empoeirado pela longa jornada em busca de dias melhores”. 

Antes de discursar, Pretto cantou o clássico O Colono, de Teixeirinha, acompanhado pelo grupo musical Cantadores do Povo. O músico Antônio Gringo também apresentou diversas canções ao longo da cerimônia.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]