Doses de Pfizer serão distribuídas no RS para avançar a vacinação dos adolescentes

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais decidiram manter a vacinação da Covid-19 em adolescentes contra a Covid-19. A decisão ocorreu nesta terça-feira, 21. De acordo com a pasta, é um dos públicos a serem atendidos com as mais de um milhão doses de Pfizer, AstraZeneca e Coronavac que serão entregues pela SES nesta quarta-feira, 22, a todos municípios.
Somente a Pfzer está autorizada como imunizante para adolescentes e somente vacinas dessa marca estão sendo distribuídas para esse público

PROPOSTA APROVADA
A proposta aprovada com a representação dos municípios foi de destinar 350 mil doses dessa remessa para primeiras doses, incluindo cerca de 165 mil de Pfizer para cobrir a totalidade da faixa dos 17 anos e 58% da faixa dos 16 anos. Essas idades podem variar de cidade para cidade conforme o avanço da campanha e a disponibilidade de doses.
Outras 38,5 mil doses serão distribuídas para atender a dose de reforço dos idosos que fizeram a segunda dose até 25 de março, contemplando o prazo de seis meses entre as duas. Há ainda a destinação de aproximadamente 620 mil doses para a segunda dose de pessoas com mais de 18 anos, somando as três fabricantes. Com isso, o Estado completa as doses necessárias para todo o público adulto vacinável no RS.
A decisão é contraditória da orientação do Ministério da Saúde, divulgada no dia 16, de que só sejam vacinadas pessoas nessa faixa etária com deficiências permanentes, comorbidades ou privadas de liberdade. Em 2 de setembro, porém, o Ministério havia publicado uma nota se contradizendo, recomendando a vacinação de todo o público.
Ainda, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se posicionou contrária à suspensão da aplicação da vacina contra a Covid-19 em adolescentes.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]