Docentes da UFSM contribuem em documento da FAO/ONU sobre compras públicas de alimentos

A FAO, órgão das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, publicou recentemente o “Public food procurement for sustainable food systems and healthy diets”. Em dois volumes, o documento busca contribuir para uma melhor compreensão, divulgação e utilização das compras públicas de alimentos como ferramenta de desenvolvimento.

O volume 2 da publicação teve a participação dos docentes da UFSM Oscar Agustín Torres Figueredo, do Departamento de Engenharia Florestal do Campus Frederico Westphalen, e Vanessa Ramos Kirsten, do Departamento de Alimentos e Nutrição do Campus Palmeira das Missões. Juntamente com outros pesquisadores, Oscar e Vanessa apresentam e discutem sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos estados do Sul do Brasil no capítulo 16, intitulado The acquisition of the family farming products for school feeding programmes: challenges and solutions”

O trabalho traz estudos de casos, com evidências dos instrumentos, facilitadores e barreiras para a implementação das compras públicas para a merenda escolar. As compras públicas podem desempenhar um mercado para agricultores familiares locais, promovendo a conservação e o uso sustentável da agrobiodiversidade. Tudo isso pode melhorar a nutrição e a saúde de crianças e comunidades relacionadas.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]