Dia Internacional da Pessoa com Deficiência reforça a importância da acessibilidade

Dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data representativa, instituída pela Organização das Nações Unidas. A intenção é conscientizar as pessoas para  uma consciência social de igualdade de direitos e oportunidades para as pessoas com deficiência, assim como a influência a programas e políticas de construção de novas realidades. 

A luta das pessoas com deficiência vem se construindo derrubando barreiras e criando novas possibilidades na constituição de Direitos. De acordo com a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Em Frederico Westphalen, a moradora Ana Grassi, é um exemplo de luta e conscientização por políticas públicas aos deficientes. Ana foi diagnosticada com Poliomielite quando tinha um ano e três meses de vida, e desde então enfrenta os desafios da deficiência. 

“Nossa luta é mundial, uma luta transformada em vitórias. Lutamos por igualdade, acessibilidade, trabalho. Encontramos uma arquitetura de faz de conta, em um mundo com tanta luta ainda encontramos prédios sem acessibilidade. Para termos igualdade, muitas ações precisam partir do poder público”, destacou Ana, que ao longo dos anos realiza palestras nas escolas para falar sobre os problemas diários enfrentados,  “Não luto só por mim, luto pelas pessoas que tem a porta fechada no comércio, prédios”. 

 

Confira a fala completa: 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]