DetranRS lança escola de trânsito online

Com opções de cursos gratuitos para todos os públicos, o DetranRS lançou, nesta terça-feira, 14, a Escola Pública de Trânsito Online. A criação da escola foi anunciada em setembro do ano passado pelo governador Eduardo Leite com o objetivo de ser um espaço físico completo. Em razão da pandemia e das medidas de distanciamento social, a autarquia oferece, neste primeiro momento, a versão online, que pode ser acessada em escola.detran.rs.gov.br.

“Quando se fala em trânsito, normalmente se pensa em motores, carros, asfalto, viaduto, enfim, e tudo isso faz parte, mas o que fundamentalmente faz o trânsito são as pessoas. Se as pessoas forem mais ou menos conscientes, o trânsito será melhor ou pior. Temos de falar de vida, das vidas que circulam dentro dos meios de transporte e pelas ruas. Precisamos treinar mais, capacitar mais, principalmente para despertar a consciência para a educação no trânsito”, destaca o governador.

O lançamento ocorreu por meio de videoconferência, com a participação da diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga. “A missão da escola é promover a educação para o trânsito fundamentada em princípios éticos que contribuam para o exercício da cidadania, o desenvolvimento da consciência coletiva e a construção de uma cultura de preservação da vida”, afirma. “Quando houver segurança e as medidas sanitárias permitirem, poderemos inaugurar a versão física da escola com sua Ônibas, que levará os alunos até as aulas, mas a vida não pode esperar e temos que nos adaptar a essa nova realidade.”

 

Inscrições abertas

Neste 14 de julho, já estão abertas inscrições para três cursos, todos com certificação. São dois direcionados aos instrutores de trânsito dos centros de formação de condutores (CFCs) e um para o público em geral.

O Mistureba tem duração de 30 horas e nasce a partir das ideias de Rubem Alves, que faz uma comparação entre o ato de ensinar e o de cozinhar. Assim foi preparada essa “refeição” que será compartilhada para auxiliar a tornar as aulas mais atrativas e significativas.

O Embaralhando a Aula tem duração de 20 horas e se propõe a repensar a prática docente e o papel do educador e do aluno no processo de aprendizagem diante de toda evolução tecnológica, convidando o instrutor a conhecer algo novo em suas aulas. “A ideia de embaralhar a aula reforça a importância da aprendizagem significativa e apresenta algumas sugestões de metodologias ativas”, explica a diretora da Escola, Carla Badaraco Guglielmi.

Para o público em geral, o curso de Educação e Cidadania no Trânsito (20 horas) tem como finalidade proporcionar a reflexão sobre a participação no trânsito, bem como ampliar percepções sobre os riscos para que as pessoas possam fazer melhores escolhas. Também se propõe a pensar sobre as possibilidades de atuação nas questões que envolvem as melhorias nesse espaço que é de todos.

As inscrições são realizadas no site escola.detran.rs.gov.br. O interessado escolhe o curso no menu “Nossos cursos” e clica em “Quero me inscrever”. O site levará para a página do Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde o login é feito ou as contas são criadas, caso ainda não tenha.

A Escola também está presente no Instagram – basta procurar por escoladetranrs. Na rede social, há conteúdos exclusivos sobre segurança no trânsito e informações sobre os cursos oferecidos.

*Secom

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]