Defesa Civil: Major Aguiar assume Regional de FW

Nesta terça-feira, 12, o Major Carlos Alberto Aguiar, assumiu a Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Frederico Westphalen. Até então, o Major estava atuando na Coordenadoria de Passo Fundo e, a partir de hoje, responde por 65 municípios da região do Médio Alto Uruguai. 

Em entrevista à Rádio Comunitária, Aguiar falou sobre os próximos passos a frente da Coordenadoria e destacou sobre o papel fundamental da Defesa Civil: 

 

Sobre a Defesa Civil 

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul foi criada através do decreto Estadual nº 20.357, de 9 de julho de 1970, e teve sua atual estrutura definida no ano de 2003, através do Decreto Estadual nº 42.355, de 18 de julho daquele ano. Está diretamente ligada a Casa Militar do Gabinete do Governador e tem sua sede no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

É um órgão integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), conforme o Decreto nº 7.257, de 4 de agosto de 2010, e atua nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução de cenários, nos desastres naturais ou provocados pelo homem. Em conjunto com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ela é responsável por coordenar as ações realizadas pela Defesa Civil dos municípios.

Também conta com o apoio de órgãos parceiros como universidades, institutos de pesquisa e meteorologia, secretarias de estado, entre outras, que melhor qualificam a antecipação e a resposta aos desastres. Vale-se, também, da tecnologia da informação para identificar vulnerabilidades, propor medidas de proteção e contingenciamento, sempre visando a qualidade de vida da população gaúcha.

Foto: Divulgação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]