Defesa Civil alerta para temporais nesta sexta e sábado

Os gaúchos devem ficar atentos para virada no tempo nesta sexta e sábado. A Defesa Civil divulgou alerta, nesta sexta-feira, 23, citando a possibilidade de mau tempo na data. Segundo o órgão, existe a possibilidade de “chuvas fortes, rajadas de vento, temporais isolados e granizo localizado, especialmente  na Metade Norte e parte do Centro do Estado. 

Uma linha de tempestades com mais de 500 quilômetros de extensão avançou pelo Centro da Argentina com chuva forte, ventania e granizo. Entre a tarde e a noite da quinta, fortes áreas de instabilidade se formaram à medida que a pressão atmosférica caía.

Centro de baixa pressão atua no Paraguai e começa a se deslocar para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esse sistema ingressa no território gaúcho entre o final desta sexta e o começo do sábado. A MetSul Meteorologia alerta que o tempo se instabiliza muito. Como estará quente e com pressão atmosférica baixa, ao redor de 1000 hPa, a atmosfera estará propícia para a formação de nuvens carregadas que podem provocar temporais com fenômenos severos isolados.

A chuva será volumosa na Metade Norte e parte do Centro do Estado. Muitos municípios destas regiões devem ter de 50 a 100 mm, com marcas pontuais acima de 100 mm ou 150 mm. Volumes muitos altos são esperados em curto período. O vento aumenta e soprará moderado com rajadas fortes localizadas. No domingo, ar mais seco melhora o tempo em quase todo o Estado.

Foto: Arquivo/Rádio Comunitária

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]