Curso sobre o desenvolvimento da região MAU/Várzea acontece nos dias 18,19 e 20

Nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, acontece o curso capacitatório  “China, 14º Plano Quinquenal (2021-2025): demandas alimentares e de matérias-primas e oportunidades de negócios e intercâmbios”, organizado pela Agência de Desenvolvimento do Médio O Alto Uruguai (ADMAU). A capacitação será conduzida pela Per Capta – Conhecimento & Arte, através do Geógrafo e Professor Vladimir Milton Pomar.

O curso visa o desenvolvimento de relações institucionais e comerciais com governos, instituições governamentais, entidades empresariais, universidades e empresas da China. Além também de levar em conta as demandas e potencialidades do território do APL Agroindústria Familiar e Diversidade região do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, dos interesses gerais e específicos da ADMAU e instituições com as quais tem parceria, e da disposição de investimento desse coletivo na estratégia de relacionamento com a China.

A China é hoje a maior economia do mundo, pela paridade do poder de compra, e a segunda maior, pela paridade cambial. Tem a maior população, o maior mercado consumidor, e é o maior comprador de produtos agropecuários, o maior parceiro comercial e um dos maiores investidores no Brasil. Características que tornam a China o país mais importante do mundo para o Brasil, no tocante à exportação e produção de alimentos, bebidas e matérias-primas minerais, agropecuárias e florestais. Por isso, tornou-se obrigatório, para quem atua nessas áreas, acompanhar o que acontece na China e conhecer o que o país pretende fazer nos próximos anos – e como tudo isso se traduz em demandas energéticas e alimentares.

Sobre o curso:

Os interessados no tema podem realizar sua inscrição até o dia 18 de janeiro, através do link: http://bit.ly/35gvJWa. Após o pagamento de uma taxa de R$ 50,00 o link de acesso será enviado. O formato será home office, com início às 19h e término às 21h30min, durante os dias 18, 19 e 20 de janeiro.

Temas e abordagens:

1 – “China, 14º Plano Quinquenal (2021-2025): demandas alimentares e de matérias-primas e oportunidades de negócios e intercâmbios” – Apresentação de caráter panorâmico, com dados atualizados, sobre a evolução ocorrida no país no período 1980-2020, e das suas demandas alimentares, energéticas e de matérias-primas agrícolas, florestais e minerais.

2 – Casos de intercâmbios entre cidades, universidades e instituições governamentais brasileiras e chinesas, alguns inclusive com a assessoria do palestrante. Objetivo: proporcionar aos participantes a compreensão do fenômeno China e possibilidades de cooperação cultural, esportiva e em desenvolvimento econômico (investimentos, importações e exportações), científico, tecnológico e em inovação do Território do APL AF&D.

 Metodologia: Palestra virtual dialogada, com recursos digitais com imagens e vídeos. Duração: oito horas – três períodos de duas horas e meia cada, com apresentação de uma hora meia, e mais uma hora para perguntas, respostas e comentários.

Público alvo: Professores(as), estudantes, dirigentes de cooperativas e de entidades empresariais e de profissionais liberais, técnicos(as), agricultores(as), vereadores(as), prefeitos(as), deputados(as), empresários(as), jornalistas etc. dos municípios da região.

 Ministrante do curso – Geógrafo e Professor Vladimir Milton Pomar: Profissional de marketing, 62 anos, geógrafo e professor.  Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas, pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (Flacso, 2017). Escreve a respeito da China no blog “Conexão Ásia” e revista “Amanhã”, de Porto Alegre, desde 2007, e  em publicações e sites. Editou a revista “Negócios com a China” (2005), e a revista em chinês “Negócios com o Brasil” (2008/2013). Está concluindo a elaboração de um livro sobre o desenvolvimento econômico dos municípios com até 50 mil habitantes do Interior do RS, utilizando como parâmetros a China e Portugal.

Para mais informações sobre o curso acesse Alimento de Origem e confira o material disponível.

 

*ASCOM 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]