CUFA/FW apresenta projeto de Centro Cultural

Uma coletiva de imprensa reunindo diversos veículos de comunicação e autoridades na tarde desta terça-feira, 18, marcou o lançamento oficial do Projeto do primeiro Centro Cultural de Frederico Westphalen elaborado pela Central Única das Favelas (CUFA/FW). 

O projeto do Centro Cultural foi aprovado em julho deste ano pelo sistema Pró-Cultura RS, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Em homenagem a um dos maiores incentivadores da entidade, o espaço levará o nome de Leonir Ângelo Balestreri, cidadão que entre outros méritos foi presidente do Conselho  Penitenciário para  Ressocialização do Apenado do Presídio Estadual por mais de dez anos; foi presidente da Associação do Hospital de Caridade Divina Providência e da APAE, sendo ainda o principal apoiador dos projetos de inclusão e desenvolvimento social realizados pela CUFA/FW.   

O assessor especial do governador do Estado, Roberto Fantinel, destacou durante sua fala que este é um dos maiores investimentos culturais feitos no interior do Rio Grande do Sul: 

O coordenador da CUFA, Junior Torres, falou sobre a elaboração do projeto e destacou sobre os benefícios do local para toda comunidade: 

O Centro Cultural será construído atrás da EEEF Conselheiro Edgar Marques de Mattos, no bairro Jardim Primavera. O prédio que também será sede da CUFA/FW, contará com diferentes espaços voltados à comunidade, como biblioteca, espaço aberto para realização de eventos, salas especiais para oficinas, como circo, teatro, dança e demais atividades artísticas, além de contar com cozinha industrial e ambiente próprio para projeção de filmes. Toda a estrutura foi planejada visando a sustentabilidade e acessibilidade. As obras devem iniciar em outubro e se estender durante 12 meses, o valor total aplicado será de R$ 500 mil. 

O projeto conta com a parceria das arquitetas Jamile Debastiani e Vanessa Scopel, junto a uma atividade de extensão da URI/FW, é uma realização da CUFA/FW e conta com parceiros essenciais: empresa Arbaza Alimentos, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Pró-Cultura RS. 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]