CUFA realiza aula debate sobre Favela na UFSM/FW

Na tarde desta quarta-feira, 4, a Central Única das Favelas de Frederico Westphalen promoveu, em conjunto com o curso de Jornalismo da UFSM/FW, um debate nas dependências da universidade. Com o intuito de propor reflexões, os acadêmicos presentes tiveram um breve panorama de problemáticas presentes no município.

Além da mediação de Junior Torres, coordenador da CUFA/FW, estiveram presentes Helenice Dalla Nora, assistente social, Roberto Torres, diretor da organização, Idênio Portes, rapper frederiquense, Liana Ferla, coordenadora de projetos, Dona Maria, moradora do bairro São José.

Dona Maria contou sobre suas lutas dentro da comunidade e o rapper Idênio falou sobre sua trajetória nos bairros e a perda de muitos amigos devido ao atrito que existia entre as comunidades, enfatizando que gosta muito do lugar onde mora.

Julia Saggioratto, assessora de imprensa da ONG e também uma das organizadoras do evento comenta sobre a atividade:

Julia ainda ressalta a importância deste dia 4 de novembro:

 

Durante o bate papo, o coordenador da CUFA ressaltou a favela como sinônimo de alegria e de luta, de produção de cultura. Ele relembrou a construção do Centro Cultural de Frederico Westphalen, que será no bairro Primavera, além de oficinas de circo e orquestra, por exemplo, que marcam a realidade das comunidades e que não existem no centro da cidade. O debate promoveu a discussão de temas extremamente importantes e os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o outro lado de Frederico Westphalen.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]