Creluz realiza leilão de compra de energia

A Creluz realizou na sexta-feira, 10, o leilão de compra de energia no mercado livre para os próximos 19 anos. O processo foi realizado de forma pública e transparente com a contratação de uma plataforma eletrônica chamada paradigma WBC, que é especialista em negociação eletrônica no Brasil. O montante contratado foi de 11 megawatt médios e o contrato que será assinado nos próximos dias, prevê ajustes futuros para suportar o crescimento do mercado da Cooperativa até o final do contrato. A empresa vencedora para fornecimento a Creluz foi a Copel Comercializadora S.A de Curitiba, no Paraná. 

A energia contratada terá início de fornecimento em 1 de agosto de 2021 e o término só no ano de 2040, conforme a cooperativa destacou, o longo período foi de forma estratégica para reduzir o valor em reais que será pago por megawatt hora e também assegurar o fornecimento por um bom tempo. Todos os associados da área de atuação da cooperativa serão beneficiados a partir de agosto de 2021, com tarifas mais baixas. O benefício se estenderá até o final da contratação, pois as tarifas não devem sofrer grandes variações em relação a inflação a partir do próximo ano. 

Depois de assinado o contrato de compra, todo o processo do leilão passa por avaliação da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel que aprova e emite um despacho homologando o Leilão. As empresas que participaram do leilão, precisaram seguir vários critérios que foram analisados por uma comissão eleita pelo Conselho de Administração da Cooperativa. Até o início do contrato de fornecimento a Creluz deverá cumprir regras e exigências impostas pela Aneel, bem como adequar suas medições para conseguir operar no mercado livre. Mesmo com a previsão para os próximos anos, de aumento na conta de energia devido aos impactos da Pandemia, a cooperativa visa boas perspectivas a partir de agosto de 2021, na questão de tarifas para os associados.

*(Foto: divulgação/Creluz)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]