Coogamai conquista licenciamento para mais de 200 garimpos

A Cooperativa de Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai (Coogamai) anunciou a conquista de mais de 220 licenças de operação (LO), expedidas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para garimpos localizados em seis municípios da sua área de atuação.

As licenças são individuais para cada garimpo, constando nome e CPF do proprietário. O presidente da Cooperativa, Isaldir Antônio Sganzerla, destaca o empenho da direção, equipe técnica e associados na conquista do licenciamento, salientando que esta é mais uma batalha histórica vencida pela Coogamai, que há 30 anos luta pela viabilidade dos garimpos na região.

O engenheiro de minas, Anderson Oliveira, lembra que as mais de 220 licenças de operação contemplam 95% dos garimpos da área de atuação da Coogamai. Além disso, salienta também o trabalho árduo que foi desenvolvido para se chegar a esta conquista.

A bióloga Raquel Ceratti, enfatiza o marco histórico para a Cooperativa que é a conquista do licenciamento e lembra que algumas exigências foram feitas pela Fepam, principalmente quanto ao cuidado com as áreas de preservação permanente (APP’s).

A Coogamai estima que na atualidade cerca de 1,4 mil garimpeiros trabalham na extração da pedra ametista e outros cristais nos 8 municípios da sua área de atuação, com uma produção mensal de 400 toneladas.

 

*Ascom Coogamai

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]