Conselho Regional de Saúde é reativado

Na tarde desta quinta-feira, 28, representantes de 10 municípios da região reuniram-se na Câmara Vereadores de Frederico Westphalen para reativar o Conselho Regional de Saúde. 64 componentes do conselho representarão os usuários, trabalhadores em saúde, gestores e prestadores.

Além de Frederico Westphalen, a 19ª Secretaria Regional de Saúde abrange outros 25 municípios, porém nem todos disponibilizaram representantes para o conselho formado nesta tarde. Os conselhos regionais de saúde são entidades representativas com atuação decisiva nas deliberações das ações e serviços de saúde a nível local. O setor estava desativado no estado do Rio Grande do Sul desde 2008,  por determinação da administração da época, como explica o novo presidente, Ivonei Fão:

Os municípios que compõem o Conselho são: Ametista do Sul, Bom Progresso, Caiçara, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Liberato Salzano, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Rodeio Bonito e Seberi. Durante a reunião também ficou afirmado que, caso os demais municípios da 19° CRS disponibilizem representantes, a composição do conselho será reformulada.

Através de consenso, Rafael Barboza, de Ametista do Sul, foi eleito vice-presidente do conselho. Rafael falou sobre a importância da união de todos os municípios:

A atual presidente do Conselho Municipal de Saúde, Neila Rodrigues, foi eleita a secretária do Conselho Regional e Rosania Albarello, assistente do HDP, foi nomeada como vice-secretária. Ofícios serão encaminhados para todos os municípios que abrangem a 19ª CRS para disponibilizarem representantes para compor o grupo formado nesta tarde.

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]