Congresso de Rádios Comunitárias cobra mudanças do Ministério das Comunicações

Nos dia 8 e 9 de Maio representantes e dirigentes de Rádios Comunitárias de todo o Rio Grande do Sul participaram do 8° Congresso Estadual de Rádios Comunitárias do RS, na cidade de Cachoeira do Sul, no Vale do Jacuí.

Um dos momentos mais importantes do Congresso foi a apresentação das demandas da radiodifusão comunitária aos representantes do Ministério das Comunicações.

Estiveram presentes o Diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica (DEAA) Adolpho Loyola e o Coordenador-geral de Acompanhamento de Outorgas, Samir Amando Granja Nobre Maia.

Diversas autoridades também participaram. Neiron Viegas, prefeito de Cachoeira o Sul, deputados estaduais Edegar Pretto e Jeferson Fernandes; Deputados Federais Dionilso Marcon e Elvino Bohn Gass e o Ex governador Olívio Dutra.

Membros da Coordenação Estadual da Abraço e representantes de Rádios cobraram agilidade do Ministério quanto a processos de rádios que ainda aguardam outorgas no estado, além de novas medidas para acabar com o choque de Frequência que prejudica muitas emissoras de municípios próximos.

Outro ponto cobrado do Ministério é a revogação da portaria que estabelece critérios para veiculação de apoio cultural, descriminalização das rádios comunitárias, bem como a anistia de multas aplicada pela ANATEL.

Deputados e autoridades presentes manifestaram apoio as causas das rádios comunitárias.

O Deputado Dionilso Marcon destacou que é necessário avanços para viabilizar cada vez mais a democratização dos meios de comunicação.

Opinião que também é compartilhada pelo deputado Bohn Gass.

O Deputado Edegar Pretto também reafirmou seu compromisso com a democratização da comunicação.

O Ex Governador Olívio Dutra expressou seu apoio e disse que assim como é necessária a Reforma Agrária para democratizar o direito a terra, é necessário a reforma para democratizar o direito a informação, hoje concentrada na mão de uma minoria no Brasil.

O Diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica (DEAA) Adolpho Loyola se comprometeu em analisar todas as pautas apresentadas e intervir juntamente com o Ministério para resolução das problemáticas que prejudicam a comunicação comunitária.

O Coordenador-geral de Acompanhamento de Outorgas, Samir Amando Granja Nobre Maia, falou sobre as atuais normas e o que já foi conquistado pelas rádios ao longo dos anos.

 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]