Confirmada a instalação da regional da Defesa Civil em Frederico Westphalen

O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano, reuniu-se nesta terça-feira (11) com o prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior. No encontro, foi confirmada a instalação da 13º Coordenadoria Regional Estadual de Proteção e Defesa Civil no município. A prefeitura irá disponibilizar o local para a sede. A unidade iniciará os trabalhos até o final de novembro.

A instalação da unidade na cidade atende a uma antiga reivindicação da comunidade, que vem buscando a criação da regional para agilizar os processos de análise de danos causados por catástrofes e intempéries ambientais. “Como os municípios da região são vinculados à unidade da defesa civil de Santo Ângelo, que fica a cerca de 200 quilômetros de distância, a busca por uma sede na cidade tem como objetivo principal garantir maior agilidade no atendimento às vítimas das catástrofes ambientais. Somos parceiros na criação desta nova Regional de Defesa Civil”, afirmou o prefeito.

Para a criação da 13ª Regional da Defesa Civil, o Governo do Estado desenvolveu durante este ano diversas atividades ligadas ao tema na região. Entre as ações, o Projeto Defesa Civil na Comunidade realizado com 24 jovens, da Escola de Ensino Fundamental Irmã Odila Lehnen, e o curso de Gestão em Proteção e Defesa Civil, que capacitou mais de 53 gestores municipais e estaduais de Defesa Civil, e integrantes da comunidade em geral.

“A regional é uma construção coletiva, que integra o processo de reestruturação da Defesa Civil Estadual, que iniciou em 2011, com a parceria e envolvimento do tema entre Estado, município, Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e comunidade. Nosso trabalho não são apenas máquinas e profissionais, a Defesa Civil somos todos nós, pois uma sociedade preparada enfrenta melhor as dificuldades”, explicou Moiano.

A criação da nova regional, que coordenará todas as ações de defesa civil na Região Noroeste, complementa as ações que o Governo desenvolveu ao longo de quatro anos, com investimento na capacitação de profissionais e aquisição de materiais modernos.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]