Confira o que é pauta na UFSM em FW nesta semana

No dia 20/06 abrem as inscrições para a Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação (TI) que se inicia no próximo semestre, dia 16 de setembro. O mesmo possui 25 vagas e está vinculado ao Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen.
A proposta da Especialização em Gestão de TI baseia-se na grande demanda encontrada em âmbito regional com relação à mão-de-obra qualificada e capacitada para resolver problemas do dia-a-dia, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento dos recursos de TI nas organizações. A pós-graduação objetiva formar especialistas com visão ampla, acerca dos fundamentos relacionados à gestão de processos e projetos, além de proporcionar uma formação sólida com relação às principais tecnologias emergentes presentes no dia-a-dia de empresas, instituições e demais setores que necessitam da área de TI para o desenvolvimento de suas atividades. A especialização é destinada a atender profissionais de áreas afins à Ciência da Computação, tais como: Engenharia da Computação, Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para Internet, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Administração, Ciências Contábeis, Administração/Comércio Exterior, além de profissionais que atuam de forma direta com a informática em diferentes frentes, interessados em aprofundar e atualizar seus conhecimentos técnicos e científicos na área de Gestão da Tecnologia da Informação, fazendo assim o uso eficaz e eficiente dos recursos que a mesma dispõe.
Existe, atualmente, uma grande demanda de profissionais com qualificação, capazes de resolver problemas e gerenciar os recursos de TI, como forma de manter o bom funcionamento adequado dos mesmos. Os profissionais que atuam nesta área devem buscar aperfeiçoamento técnico-científico, que possibilite gerenciar e entender os recursos tecnológicos como forma de crescimento e vantagem competitiva. Por meio da especialização, o aluno terá acesso aos conhecimentos mais recentes na área de Gestão de Processos e Projetos, Padrões de Governança de TI e as principais tecnologias emergentes da TI, que serão desenvolvidos por profissionais com reconhecida competência e excelência na área de Informática e Administração. Tais conhecimentos serão desenvolvidos por meio de aulas teóricas e aprofundamento com aulas práticas, além de estudos de casos com profissionais de grande experiência da área de Gestão de TI.
Com carga horária de 360 horas, a pós-graduação conta com corpo docente composto de professores Mestres e Doutores. Serão ministradas disciplinas, tais como: Administração Geral e TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) nas Organizações; Gestão de Pessoas; Gestão de Processos; Gestão de Projetos; Planejamento e Gestão Estratégica; Gestão de Marketing; Práticas de Governança em TI; Empreendedorismo; Inovação em TI; Metodologia Aplicada a Pesquisa; Tecnologias Emergentes; Sistemas de Informações Gerenciais; Negócios Eletrônicos e Mídias Sociais; Segurança da Informação; Infraestrutura de TI nas Organizações; além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), previsto para o último semestre.
Ao longo do semestre 2022/1 novas informações serão repassadas à comunidade acadêmica.

UFSM/FW realiza Reunião Geral com a PROGEP

No dia 21 de junho, a nova direção da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), juntamente com o campus da UFSM de Frederico Westphalen realizaram uma reunião que faz parte do projeto “PROGEP vai às Unidades”, no qual o Pró-Reitor, prof. Daniel Arruda Coronel, e as demais Coordenadorias visitam as unidades com o objetivo de conversar com os(as) servidores(as) e ouvir sugestões e/ou críticas para melhorar as atividades da PROGEP.
Sendo assim, na terça-feira, estiveram em visita ao Campus o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Professor Daniel Arruda Coronel, juntamente com os coordenadores Paula Borges Tronco (Pró-Reitora de Gestão de Pessoas Substituta e Coordenadora da Coordenadoria de Concursos), Manoela Sacchis Lopes (Coordenadoria de Concessões e Registros), Murilo da Silva Dornelles (Coordenadoria de Ingresso, Mobilidade e Desenvolvimento), Cassiana Marques (Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor), Fabiane Marcia Drews (Perícia Oficial em Saúde) e Professora Reisoli Bender Filho (Secretaria Técnica de Pessoal Docente).
Neste encontro, buscou-se conhecer o Campus, sua estrutura e equipe, bem como reforçar os serviços prestados pela PROGEP, ouvindo algumas sugestões e propostas de melhorias para a nova gestão.

Alunas do curso de Relações Públicas da UFSM/FW participam do INTERCOM SUL 2022

Nos últimos dias 16, 17 e 18, três acadêmicas do curso de Relações Públicas da UFSM/FW, Luciana, Nàtali e Nivia, e uma egressa, Letícia, participaram do INTERCOM SUL 2022, juntamente com a Professora Doutora Lana D’Avila Campanella. A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado de trabalho. Todos os anos, a Instituição promove um congresso nacional na área de pesquisa em Comunicação, que acontece regionalmente. Na região Sul em 2022, o congresso aconteceu na Universidade do Vale do Itajaí, no campus de Balneário Camboriú – SC, e teve como tema Ciências da Comunicação Contra a Desinformação. Além da apresentação de trabalhos, o congresso conta com oficinas, minicursos, palestras e mesas redondas nas diversas áreas da comunicação.
Das diversas categorias do Intercom Sul, as alunas apresentaram trabalhos na categoria Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação. Um espaço destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, seja em projetos de iniciação científica, laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais e que tenham orientação de um professor da respectiva instituição. E a professora apresentou um trabalho na categoria Divisões Temáticas (DTs), que consistem no agrupamento de temas por grandes áreas de conhecimento referentes aos campos da Comunicação. Assim, os trabalhos ou comunicações científicas de graduados, pós-graduados, estudantes de especialização, mestrado e doutorado, professores e profissionais apresentando pesquisas empíricas ou estudos aplicados que contenham potencial inovador podem ser inscritos em uma das oito subáreas.
Assim, através do projeto de extensão Comunicare RP, três trabalhos foram apresentados nas seguintes divisões temáticas: IJ03- Relações Públicas e Comunicação Organizacional, IJ06- Interfaces Comunicacionais e IJ07- Comunicação, Espaço e Cidadania. O Grupo de Pesquisa Comunicação Internacional e Suas Interfaces com a Cultura e o Poder nas Organizações apresentou um trabalho na divisão temática IJ01- Jornalismo e a professora apresentou seu trabalho individual na divisão temática DT1- Jornalismo.

 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]