Condições climáticas podem favorecer a transmissão do coronavírus

Cuidados devem ser redobrados durante o período de baixas temperaturas

Nos últimos dias, os termômetros já começaram a registrar baixas temperaturas, o que significa que a chegada do inverno está cada vez mais próxima e, com isso, o aumento nos casos de doenças respiratórias. Isso ocorre porque o tempo seco aumenta a concentração de poluentes, propagando, assim, alguns vírus como a gripe comum, que acaba afetando principalmente idosos e crianças.

De acordo com a chefe de unidade de saúde, Yesenia Medina, é normal que, juntamente com as mudanças abruptas de temperatura, também haja uma queda na imunidade das pessoas. “Isso, diante da pandemia do coronavírus, acaba aumentando a preocupação de toda a população que apresentam dificuldades em conseguir diferenciar os sintomas de cada um dos vírus”, pontuou.

Conforme Yesenia Medina, cientistas vem realizando diversos estudos para analisar estatísticas, curvas de crescimento de tendências e estações meteorológicas. Segundo estudo realizado pelo Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, a alta temperatura e a alta umidade relativa do ar reduzem significativamente a transmissão do Covid-19. “Assim, a chegada do verão e da estação das chuvas no Hemisfério Norte pode reduzir, de maneira satisfatória, a transmissão do Coronavírus”, destacou.

Para Yesenia Medina, mesmo com todas estas análises, não significa que a doença não irá mais se propagar mundo afora, mas sim que um pouco de sol e chuva podem desacelerar o número de contaminações no Hemisfério Norte. “Agora, cabe aos países do Hemisfério Sul darem continuidade às medidas de prevenção, principalmente com a chegada das estações mais frias. A prevenção é o nosso melhor termômetro agora. Cuide-se”, afirmou.

*Ascom/Prefeitura de FW
(Foto: Alina Souza )

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]