Como fotografar os seus produtos para venda na internet?

Confira algumas dicas que separamos para você caprichar nas fotos e potencializar ainda mais a sua venda pelas redes sociais

Em tempos de pandemia, uma grande aliada dos negócios é a venda de produtos através das redes sociais, site e até whatsapp. A fotografia é um dos itens mais importantes na hora de da venda online, pois é o primeiro contato que o cliente tem com o produto e por isso deve mostrar todos os detalhes. Uma boa foto é meio caminho andado para venda.

Quando não se tem uma câmera profissional e nem dinheiro para fazer um grande investimento, uma alternativa é utilizar o seu celular. Ele pode não ter a resolução de uma DLSR (câmera profissional), mas a grande maioria dos celulares tem mais que o necessário para uma foto de qualidade, ainda mais considerando que é uma foto para internet e não para um outdoor.

Confira algumas dicas valiosas para as suas fotos:

1 – Tenha muita (muita) luz natural
Já reparou que algumas fotos ficam com um efeito meio granulado que as deixam estranhas? Isso acontece porque a foto foi tirada em um lugar com pouca luz. O celular percebe, ajusta a câmera ao máximo e acaba diminuindo a qualidade da foto. Não utilize flash, o ambiente ideal é próximo de uma janela e que não bata luz direta no produto, para não gerar sombra e comprometer o visual das suas fotos. Você pode experimentar outras fontes de luz, como uma lâmpada até conseguir o efeito desejado.

2 – Fundo branco é a melhor opção
Dessa forma se cria um foto do produto em si, sem ter nenhuma distração para outros elementos. Para criá-lo, coloque uma cartolina ou papel branco grande o bastante para uma curva sem vinco do fundo para a parte de baixo.

3 – Use um apoio para foto não ficar tremida
Ao tirar uma foto o movimento das mãos deixa a foto tremida. Você pode utilizar um tripé, apoiar o celular numa mesa, cadeira ou escadinha domestica, use a criatividade para não deixar tremer na hora da foto.

4 – Não utilize o zoom:
O celular ele aumenta a foto sem ajustar a resolução, ou seja, a foto ficar distorcida com qualidade inferior, se precisar aproxime ou distancie o celular do objeto a ser fotografado.

5 – Enquadre a sua foto corretamente
Aproxime ao máximo o celular do produto para ficar com o mínimo de bordas, veja o exemplo para que fique mais fácil de entender:

06 – Mostre Mais ao Invés de Menos
Em muitos sites, os internautas colocam uma só imagem de um item e abaixo escrevem ‘disponível também em azul e verde’. Se você oferece um item específico em diversas cores, não deve apenas comunicar isto aos clientes, deixe as pessoas verem também. Fotos que mostrem a variedade de cores vão fazer seu produto parecer mais rico e atrativo e o melhor de tudo, você terá uma chance maior de vendê-lo.

 07 – Filtros São Tão Coisa do Passado
Hoje em dia, todo o mundo tira fotos com o celular e usa vários filtros para que as fotos fiquem mais estilosas. Enquanto isto é bem divertido quando você mostra as fotos de uma balada com os amigos, não serve para fotos de produtos. Quando as pessoas percebem que você usou filtros (e vão reparar com frequência), elas podem ter dúvidas a respeito da qualidade de seus produtos e perder a confiança em suas imagens. O melhor é sempre manter tudo simples e bem claro.

08 – Composição da Foto
Como em todos os gêneros da fotografia, a composição da foto é fundamental para retratar o produto de maneira positiva. Principalmente se estamos falando de fotografias do produto em contexto.

Considere o local da foto e a necessidade de utilizar modelos. Mesmo em fotografias com fundo branco, incorporar alguns elementos na composição pode destacar o produto e criar diferenciais.

Por exemplo, muitas marcas de roupas, ao invés de fotografar apenas a blusa anunciada, preferem montar um look completo.

 

*Ascom ACIFW/Com informações Storebits e WIXBlog
(Foto: Unsplash)

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