Centro Cultural da Cufa/FW é reconhecido como Patrimônio do Estado

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (3) o Projeto de Lei PL 319/2019 de autoria do deputado Edson Brum (MDB). A proposição reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o Centro Cultural e de Desenvolvimento Social da Central Única das Favelas (Cufa), de Frederico Westphalen.
“Por todo o trabalho social que desenvolve e pelo que representa, entendemos que é oportuno e merecido esse reconhecimento ao Centro Cultural, que promove cursos de qualificação e atividades culturais e sociais para que todos possam exercer a cidadania em sua plenitude”, destaca Brum.

Primeiro Centro Cultural de Frederico Westphalen, a iniciativa nasceu a partir de manifestações antigas do município e da região, que buscavam um espaço para servir de polo de produção cultural, onde oficinas, eventos, palestras e afins tivessem vez. A ideia era de proporcionar as atividades de forma gratuita, democrática, plural e de qualidade.
Em dezembro de 2018, a nova sede foi inaugurada no bairro Jardim Primavera. A estrutura possui 736 metros quadrados e dois pavimentos, divididos em 15 espaços entre salas, biblioteca, espaço multiuso, além de área externa para eventos. O investimento foi de quase R$ 500 mil oriundos do Pró-Cultura RS.

Atualmente, a entidade atende mais de 2 mil pessoas por semana, levando cultura a toda comunidade, buscando também atingir outras regiões e diversas cidades da vizinhança. A entidade mantenedora é a Associação de Desenvolvimento Social do Norte do RS-Cufa Frederico Westphalen.

O Centro Cultural e de Desenvolvimento Social da CUFA foi inaugurado em 16 de Dezembro do ano de 2018. Foi construído com Financiamento do Pró Cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura RS , da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do RS. Contou com patrocínio de Arbaza Alimentos e Adelle Foods.

  • Informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do RS

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]