Casa Familiar Rural lança turma 2020

A Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen lançou na manhã desta sexta-feira, 23, a turma 2020. O encontro  que reuniu lideranças regionais marcou o inicio das comemorações pelos 20 anos de atuação da entidade no município, que acontecerá no dia 25 de julho de 2020 .

Durante a manhã houve apresentação dos resultados do trabalho de formação dos jovens agricultores, com relatos de estudantes e egressos.  Além da atuação em todos os municípios da região do Médio Alto Uruguai, a Casa Familiar Rural também recebe alunos de outras cidades, como Três Passos, da região Celeiro. Em todo tempo de atuação, a CFR já formou 285 jovens agricultores. 

A Diretora da Escola de Ensino Médio, Elizandra Manfio Zonta, comenta que esse momento é de valorizar o protagonismo do jovem no meio rural: 

A Casa Familiar atua junto ao Pólo da URI, na Vila Faguense, desde 2002 e possui modelo de formação em alternância, no qual os alunos ficam na instituição uma semana e duas semanas aplicando as teorias na prática em suas propriedades. A implantação da instituição se deu a partir da necessidade de especializar e manter os jovens no campo, principalmente pela realidade da região que grande parte da economia provém da agricultura familiar. Em 1998 foi criada a Associação Casa Familiar Rural Santo Isidoro que fundou a Escola, atendendo desde então jovens de todos os município que compõem o Conselho Regional de Desenvolvimento Médio Alto Uruguai (Codemau). 

 

Foto: Taís Jacomelli/AU

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]