Carga de óleo de soja é apreendida em caminhão com tanque impróprio para transporte

A PRF abordou na manhã desta quarta-feira, 25, durante fiscalização de rotina na BR 386 em Seberi, um caminhão com mais de 17 toneladas de óleo de soja sendo transportado em um tanque utilizado para o transporte de produtos perigosos. Esse tipo de veículo não deve transportar conteúdos que serão destinados para consumo humano ou animal.

Todo caminhão tanque que transporta produto perigoso passa por inspeção periódica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e recebe um certificado. Quando não oferece mais condições para o transporte, este certificado não é renovado e o tanque não pode ser utilizado para transporte de produtos para consumo humano ou vegetal, pois não há procedimento de descontaminação que retirem os metais danosos das paredes internas do equipamento, o que colocaria em risco à saúde humana ou de animais.

A carga que vinha de Marau seria descarregada em Frederico Westphalen. O óleo vegetal seria utilizado por uma empresa que fabrica alimentos para animais.

A ocorrência foi registrada na polícia judiciária local e as empresas transportadoras e expedidoras responderão por crime contra as relações de consumo. A carga fará o retorno à sua origem onde será dado destino adequado para a mercadoria.

PRF/Seberi

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]