Campanha Descarte Consciente ocorre durante este sábado

Você sabe como descartar corretamente o óleo de cozinha? Foi a partir deste questionamento que a campanha Descarte Consciente desse ano foi lançada. A campanha surgiu para marcar a data do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorada no dia 05 de junho. Em Frederico Westphalen o recolhimento acontece durante este sábado, dia 27, das 09h às 15h no Largo Vitalino Cerutti.

Simone Hoffmeister, fiscal ambiental da Prefeitura, fala sobre como surgiu a iniciativa da campanha:

Esse ano, além do recolhimento de lixo eletrônico e jornais velhos, o óleo de cozinha entra na lista e será reaproveitado pela Cooperbio, que irá transformá-lo em sabão e biodiesel. A maneira correta de descartar o óleo de cozinha é armazená-lo em uma garrafa PET e entregar nos lugares de coleta, pois, se despejado na rede de esgoto, pode contaminar a água e o meio ambiente. O material recolhido será encaminhado para o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), em Seberi.

Como forma de incentivar a população a participar, no lançamento da campanha realizado no dia 06 de junho, foram distribuídos funis artesanais feitos de garrafa PET pelos apenados do Presídio Estadual de Frederico Westphalen. Os funis servem para facilitar o depósito do óleo de cozinha nas garrafas.

Lauro Somavilla, Secretário Municipal da Agricultura, colaborou com o descarte de resíduos:

No mundo todo são gerados, por ano, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Isso é um reflexo da evolução que o setor tecnológico vem apresentando, com produtos eletrônicos se tornando obsoletos em pouco tempo. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) diz que, como o ambiente é direito de todos, a responsabilidade pela sua manutenção não deve ser creditada a uma só pessoa ou entidade. Todos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o Estado, o cidadão e os envolvidos com serviços públicos de limpeza e manejo de resíduos sólidos são responsáveis pela minimização desses resíduos e descarte correto. Se todos os cidadãos cooperarem com campanhas como essa a saúde humana e o meio ambiente serão preservados.

A Coordenadora do curso de Ciências Biológicas da URI, Claudia Felin Cerutti Kuhnen, fala sobre os danos causados pelo descarte incorreto desses materiais:

Outros municípios da região também aderiram à campanha. Confira as datas e locais de recolhimento de outras cidades da região:
grade

A campanha é uma iniciativa do jornal O Alto Uruguai, em parceria com o curso de Ciências Biológicas da URI/FW, OAB – Subseção de Frederico Westphalen, Cigres, Patram, Cooperbio e Rotaract Club de FW, prefeituras da região da Amzop e Comitê Bacia do Várzea. Ao longo de suas três edições anteriores, foram recolhidas cerca de 30 toneladas de resíduos eletrônicos.

Saiba quais são os materiais que estão sendo recolhidos:

Óleo de cozinha, jornal velho, aparelhos de DVD, fax, som, TV, parabólica e rádio, conectores, fios e cabos, impressora e cartucho, computador e seus acessórios, CDs, disquete e fita cassete, aquecedor, ventilador, ar-condicionado, caixa de som, calculadora, máquina fotográfica, celular e telefone, forno elétrico e micro-ondas, freezer, geladeira, liquidificador, batedeira, torradeira, secadoras de roupa e cabelo, máquinas de lavar roupas e louça.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]