Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira, 10, em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.

Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o ministério, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

Vacinação em Frederico Westphalen

Neste primeiro momento, entre os dias 10 e 19 de abril, a campanha irá priorizar crianças com idade entre seis meses e seis anos, e grávidas em qualquer período de gestação que, de acordo com o Ministério da Saúde, são grupos com uma maior vulnerabilidade. Além disso, neste período, as vacinas serão ofertadas apenas nos seguintes postos de saúde: Central, São Francisco de Paula e Jardim Primavera.

A partir do dia 22 de abril, a vacina estará disponível para os seguintes grupos: Indivíduos com 60 anos ou mais, trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis (doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, doenças renais crônicas, doenças neurológicas crônicas, doença hepática crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade, transplantes de órgãos sólidos e medula óssea, e trissomias). É também a partir desta data, que a vacina estará disponível em todos os outros postos de saúde.

Já no dia 4 de maio, o município contará com a realização do “Dia D” da campanha nos Postos de Saúde Central, São Francisco de Paula e Jardim Primavera. A campanha será realizada até o dia 31 de maio e a meta estipulada pela Secretaria Municipal da Saúde é de vacinar 90% destes grupos, número que foi alcançado em 2018.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]