Campanha de descarte correto de medicamentos ocorre neste sábado

O consumo de medicamentos vencidos pode trazer uma série de riscos, entre eles a intoxicação. Ao terminar um tratamento, a melhor coisa é descartar os medicamentos que sobraram. Pensando na dificuldade que as pessoas têm em saber como descartar corretamente os medicamentos que estão vencidos ou sem utilidade em casa, o Rotaract Frederico Westphalen realizará nos dias 10 e 24 de novembro, a segunda edição da campanha Destino Correto, no calçadão da praça da Matriz.

A iniciativa para a realização da campanha de arrecadação de medicamentos, surgiu após os companheiros do clube de serviços pensarem sobre o tema como explica a idealizadora do projeto, a presidente do Rotaract Gabriela Haubert Saraiva: “A ideia surgiu quando vi uma reportagem na televisão no ano de 2016, sobre os danos que o descarte incorreto de medicamentos pode causar ao meio ambiente. Percebi que boa parte da população não tem essa preocupação. Então conversei como o pessoal do clube e juntos resolvemos criar a campanha Destino Correto para conscientizar a comunidade frederiquense para que juntos, possamos evitar esses danos ao meio ambiente”, destacou Gabriela.

Na primeira edição em 2016, a comunidade aderiu à campanha e foram coletados mais de 22 quilos de medicamentos entre comprimidos, pílulas, remédios líquidos e pomadas em dois dias de coleta no centro da cidade. Em seguida, uma empresa especializada no descarte do desse tipo de lixo veio até Frederico para buscar o material.

A participação do clube na conscientização da comunidade, é considerada fundamental para Gabriela: “A falta de preocupação e de cuidado das pessoas com esse problema social, do descarte incorreto dos medicamentos deve ser tratado, pela comunidade, o trabalho do Rotaract é fundamental na intenção de conscientizar as pessoas a terem cuidado especial com esse tipo de lixo, pois pode causar contaminação no solo e na água se não for descartado corretamente”, enfatizou a presidente.  

Como vai funcionar a segunda edição da campanha:

Nos dias 10 e 24 de novembro, os rotaractianos estarão na Praça da Matriz coletando os medicamentos da comunidade: “Nós convidamos as pessoas a olharem em casa os medicamentos que estão sem uso e os vencidos e que levem até nosso ponto de coleta nos dias10 e 24. Estaremos recebendo os medicamentos na parte da manhã das 9hs até o meio dia e na parte da tarde, das 13h:30min. até às 15 horas. Em seguida, o clube fará a devida separação e novamente a empresa especializada na coleta desses medicamentos fará o descarte correto”, explicou Gabriela.

Na oportunidade serão coletados comprimidos, pastilhas, pomadas e remédios líquidos. Além do posto de coleta na praça, as farmácias do município também recebem esses medicamentos para que possam ser recolhidos por empresas especializadas neste tipo de coleta.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]