Câmara de FW aprova doação de terreno para Uergs

A prefeitura municipal, por meio da Lei nº4.278 de 16 de dezembro de 2015, está doando um imóvel urbano à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), unidade de Frederico Westphalen, com área de 5.476,20 m², localizado no Bairro Itapagé.

A UERGS está em Frederico Westphalen desde 2002, e ainda não possui uma unidade própria de ensino. No momento, sua sede fica na Escola Estadual Virgílio Cerutti, sendo este um espaço cedido por tempo determinado, com prazo de vencimento em 2016. Atualmente, a universidade conta com apenas um curso de graduação (Administração Pública), justamente pelo fato de não ter espaço para sua expansão. A escola Virgílio Cerutti em anos anteriores cedia um espaço exclusivo para a UERGS/FW, porém, com a proposta de turno integral da escola, o local também precisaria ser utilizado para as aulas, o que tornaria o espaço da universidade ainda mais limitado, uma vez que ela conta com aproximadamente 160 alunos e passará a atender 230 no próximo ano, entre graduação e pós-graduação.

A luta pela aquisição deste terreno não é recente. Conforme o coordenador do curso de Administração Pública, Samba Sané, trata-se de um processo que vem sendo feito desde as administrações anteriores, sendo viabilizado na atual administração, pois uma das primeiras prerrogativas para a afirmação de uma unidade é possuir um terreno. “Após o prefeito atual assumir o cargo, foram apresentadas a ele as preocupações, no sentido de conseguir um terreno para construir a unidade”, comenta o coordenador. Ainda, segundo Sané, o prefeito municipal desde o primeiro momento se disponibilizou na busca da possibilidade desta área a ser doada para a construção da unidade.

“É gratificante fazer isso pela universidade, que foi a primeira instituição que me acolheu. Eu fui aluno da UERGS/FW, do curso de Desenvolvimento Rural e de Engenharia de Biotecnologia. Acompanhei o crescimento e desenvolvimento da universidade, e quis o destino que hoje, na minha posição de prefeito, pudesse ter a iniciativa, que foi um ato administrativo, de doação de um terreno à universidade, para que, a partir daí, com os contatos estabelecidos, nós possamos buscar a construção da sede da UERGS/FW, consolidando e fortalecendo ainda mais esta universidade na nossa comunidade. Frederico Westphalen é considerado um pólo educacional, mas são as nossas atitudes que avalizam e determinam que seja realmente um pólo educacional”, comenta o Prefeito Municipal, Roberto Felin Junior.

Durante o período em que a UERGS/FW buscava a aquisição de uma área para construir a sua unidade, ela recebeu propostas de sair de Frederico Westphalen e ir para outros municípios da região, com a ajuda de doação de terreno do Estado, uma vez que em Frederico Westphalen o Estado não possuía mais áreas para doar. Porém, o vínculo criado com a cidade e a sua população falou mais alto, fazendo com que a resolvesse permanecer aqui.

Agora, com a doação da área já oficializada o próximo passo, após a escrituração, é ir em busca de recursos para dar início às obras da unidade. O terreno dá crédito para que a UERGS/FW consiga buscar recursos para a construção da nova sede, que antes não eram liberados. A partir de agora o processo começa a se formalizar, com a possibilidade de investimento.

Além da doação do terreno, o projeto arquitetônico da obra da universidade ficará a cargo da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, de maneira gratuita, a fim de agilizar o processo de construção da unidade.

“A doação do terreno chegou na hora certa. E, antes de mais nada, isso proporciona um sentimento de grande satisfação, porque a UERGS/FW é uma conquista do povo gaúcho. E dentro das pessoas que lutaram para a criação da universidade está a população aqui da região. Ela merece ter essa universidade. Esse terreno vem de encontro aos anseios da população daqui, em ter uma universidade sua, pública, em que seus filhos poderão estudar. Este terreno, portanto, é uma grande oportunidade para viabilizar este sonho da população da região”, completa Samba Sané.

E os planos, agora, são de que em abril de 2016 a UERGS/FW também tenha um curso de especialização em Liderança e Sustentabilidade, e perspectivas de nova especialização partir do ano de 2017, além de um mestrado e mais uma graduação em 2018. E isso poderá se concretizar devido a doação de terreno e construção da unidade.

Desta forma, a Administração Municipal está proporcionando, tanto à instituição, quanto a docentes e acadêmicos, a realização de um sonho e de uma maior qualidade de ensino, uma vez que os próprios alunos possuíam essa ansiedade pela nova sede da UERGS/FW.

ASCOM Prefeitura Municipal de FW

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]