Caiçara: Aulas na rede municipal podem retornar no dia 1° de março

Com o objetivo de debaterem e construírem de forma conjunta o retorno presencial das aulas no município,  a equipe da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, direções das escolas e coordenações pedagógicas das redes municipais e estaduais, debateram em reunião a a necessidade de se trabalhar em sintonia e parceria pois a educação é objetivo comum.

Os gestores das escolas estaduais do ensino fundamental e médio explanaram de que forma pretendem articular este retorno, seguindo as determinações do Governo Estadual e dos Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) das suas escolas. “Nossas turmas, possuem um número elevado de alunos e o tamanho das salas não possibilitarão que todos estejam presentes ao mesmo tempo, conforme estabelecem as normas sanitárias e regras de distanciamento social. Desta forma teremos que fazer o rodizio de alunos, enquanto uns estão na escola, outros estarão em casa, trabalhando de forma remota e utilizando as tecnologias disponíveis.  Este revezamento poderá ser dia sim e dia não, ou de semana em semana, o que ainda precisaremos definir”, salientaram os diretores.

A rede estadual tem seu retorno presencial previsto para o dia 8 de março com a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, enquanto que os anos finais e o ensino médio no dia 15. Por sua vez as supervisoras escolares da SMEC, explicaram a forma que está articulado o COE municipal e destacaram que nos anos iniciais e finais do ensino fundamental o número de alunos por turma em relação ao tamanho das salas de aula é mais tranquilo, e por isso, talvez seja possível a volta integral.

Porém na educação infantil a situação é oposta e precisará ser bem estudada para que se encontre a forma ideal e  a mais segura para esta volta. Além disso, “Precisamos definir como faremos o transporte escolar, pois somente metade de sua capacidade poderá ser ocupada, atendendo assim as normas de segurança em relação ao covid19”, finalizaram as supervisoras.

Com relação a rede municipal, a mesma tem a intenção de iniciar o ano letivo no dia 1º de março para as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. No dia 8 de março está prevista a volta das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A SMEC vem organizando e propondo um termo de compromisso que deverá ser assinado pelos responsáveis/pais dos alunos para o possível retorno das aulas. Essas datas são possíveis de alterações e mudanças respeitando os protocolos de segurança. 

 

*ASCOM CAIÇARA

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]