Biblioteca da UFSM/FW recebe nome de Professor Elias Mengarda

O Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM) e a Direção do Campus da Universidade Federal de Santa Maria de Frederico Westphalen (Campus da UFSM-FW) realizaram na tarde desta quarta-feira, 24, uma homenagem póstuma ao Prof. Dr. Elias José Mengarda. A Biblioteca do Campus recebeu o nome do docente, falecido em fevereiro de 2015. A cerimônia de nomeação contou com a participação de acadêmicos, professores e técnicos-administrativos.

A homenagem foi sugerida pelo DECOM e aprovada pelo Conselho do Campus em 2015.  A solenidade integra a Programação do I SIC – Simpósio Internacional de Comunicação, evento comemorativo aos dez anos do Departamento, como explica o professor do curso de Jornalismo, Fábio Silva:


Sobre a trajetória do docente
Elias foi um dos primeiros professores a integrar o quadro de docentes do antigo Centro de Educação Superior do Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS) da UFSM, hoje Campus da UFSM-FW, ainda em 2006. O professor atuava na área de Letras/Linguística dos Cursos de Jornalismo e de Relações Públicas. Foi vice-chefe e chefe do DECOM no período 2011-2014, destacando-se pela serenidade, pelo tom conciliador e pelo relacionamento afetuoso com discentes e servidores docentes e técnicos. Conhecido pela comunidade frederiquense, Mengarda era colunista do Jornal Folha do Noroeste.

Formado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), era Doutor em Linguística. Em 2010, lançou o livro de contos Por essas terras. A obra é baseada em histórias reais, de aventuras, dramas e paixões, que abordam assuntos como a proibição da língua italiana no sul do Brasil, nas décadas de 1930 a 1950, durante o governo de Getúlio Vargas.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]