Banda Quartchêto animou a programação de Natal de sábado em FW

A noite de sábado, dia 19, do Frederico em Luz 2015 foi marcada por muita música, talento e emoção. Subiram ao palco os jovens frederiquenses da banda Paralelo 7 e os premiados músicos da Banda Quartchêto.

Abrindo o palco a Paralelo 7 animou o público. Pop rock, rock nacional e internacional fizerem parte do repertório da banda que é formada por 7 frederiquenses  entre 15 a 17 anos. Mateus Galhardo diz que oportunidades como essa são importantes por dar maior visibilidade ao grupo.  “Se apresentar no Frederico em Luz, que é um evento que sempre mobiliza bastante gente, tanto daqui como pessoas de fora, é uma ótima oportunidade para que mais pessoas conheçam o som da Paralelo 7”, fala Galhardo.

Logo após, o Quartchêto formado por Hílton Vaccari, no violão, Julio Rizzo, no trombone, Luciano Maia, no acordeon e Ricardo Arenhalt, na percussão, trouxe a beleza da música instrumental ao Nosso Fantástico Natal. Com esta formação inédita desde 2001 o Quartchêto vem recebendo destaque pela inovação na música instrumental brasileira.  Já com seu primeiro cd o grupo ganhou o Prêmio Açorianos de Música 2006 em quatro categorias. Seu segundo álbum, o cd Bah, também conquistou três categorias do Prêmio Açorianos em 2010.

Segundo a estudante frederiquense Pâmela Piovesan, acompanhar apresentações assim é sempre contagiante.  “A música instrumental é diferente. Ela toca o coração das pessoas, faz elas se contagiarem. Principalmente porque ela se destaca apenas pela melodia ao contrário do que todo mundo está acostumado a ouvir que é a música com a letra cantada”, diz Pâmela.

Para o músico Julio Rizzo a apresentação na Praça da Matriz foi muito gratificante “É um privilégio muito grande estar em Frederico Westphalen nesta época de Natal. É  a  primeira vez que a gente vem e foi um prazer enorme estar aqui. Porque na maioria das vezes quando a gente toca são em salas para  no máximo 100 lugares.  E para nós 100 pessoas assistindo música instrumental é como um Maracanã lotado. Então, tocar em uma Praça onde este número pode ser maior  e as pessoas estão mais a vontade, prestam a atenção no que a gente está fazendo com o instrumento, e se deixam levar pelas  melodias. É um grande prazer”, diz  Rizzo.

A grande surpresa da noite foi para o talentoso Edson Guarnieri. O menino de 12 anos foi convidado a subir no palco para tocar piano. O fã de Bach, Mozart e Beethoven mal sabia que o seu presente de Natal chegaria antes do dia 25 de dezembro. Mesmo sem ter um piano o garoto aprendeu a tocar praticamente sozinho o instrumento.  Além de tocar o menino também compõe suas próprias músicas, e foi uma delas que ele apresentou no palco. Seu grande sonho era ganhar um piano para ensaiar, visto que no futuro deseja ser músico e compositor profissional.

Um grupo de pessoas se sensibilizou com a história e uniu forças para que Edson pudesse levar o tão sonhado piano para casa. E, então foi no palco do Frederico em Luz que o menino descobriu que a partir de agora poderá praticar o seu talento muiscal no instrumento adequado. “Para mim é um sonho realizado. Estou muito feliz. Antes tocava em um teclado que havia conseguido emprestado, mas eu queria muito um piano. Porque o piano possui as oitavas, os pedais e todas as dinâmicas para se tocar que me ajudariam a ensaiar melhor.” diz Guarnieri emocionado pelo presente que foi uma ação do jornal Folha do Noroeste.

A agricultora Eliane da Silva contou que é a primeira vez que acompanha o Frederico em Luz. “Mudei há alguns meses para Frederico Westphalen e este é o primeiro Frederico em Luz que participo. Mesmo sendo o primeiro estou achando muito bonito e legal, com muitas apresentações diferentes. Como o show de hoje, que para mim é algo novo e interessante de ver os músicos só tocarem sem cantar as letras”, conta Eliane.

A programação do Frederico em Luz 2015, Nosso Fantástico Natal segue neste domingo, 20 de dezembro, às 21 horas, com o espetáculo multivisual “Memórias de Natal” na Praça da Matriz.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]