Autorizada desinterdição do Frigorífico JBS

Após a interdição do frigorífico da JBS em Frederico Westphalen determinada pelo Ministério do Trabalho (MT) na sexta-feira, 15, a empresa recebeu a visita de um auditor fiscal do Trabalho nesta quarta-feira, 20. “A empresa cumpriu as determinações e estamos autorizando a retomada dos trabalhos. Para algumas questões, daremos um prazo maior, de no máximo 60 dias”, informou o auditor fiscal do Trabalho, Mauro Marques Muller.

A unidade apresentou ontem, 19, a documentação necessária para comprovar o cumprimento das medidas de saneamento apontadas pela força-tarefa estadual dos frigoríficos, que investiga saúde e segurança desde janeiro de 2014. Formado por profissionais do MT e do Ministério Público do Trabalho (MPT), o grupo constatou risco grave e iminente de acidentes e doenças ocupacionais aos trabalhadores, assim como a ausência de medidas eficazes e legalmente previstas para evitar ocorrências.

A planta já havia sido inspecionada em agosto do ano passado. Desta vez, o objetivo foi verificar a situação da indústria, especialmente se as melhorias recomendadas na vistoria anterior haviam sido feitas.

O que foi interditado?

Oito máquinas: polidora/lavadora e chamuscadora no setor de abate/chamuscação; mesa de vísceras no setor de abate; duas serras de carcaça Jarvis no setor de grandes cortes; esteira transportadora para os túneis no setor de desossa/embalagem secundária; injetora de bacon e tambler no setor de defumados/sala de injeção; e cutter salame no setor de embutidos/preparo de massa.

Sete setores e serviços: insensibilização no Setor de Abate; rependura do suíno na nória; separar e rebobinar tripas no setor de triparia; plataforma do toalete no setor do abate; desossa da paleta, do pernil e de embalagem da paleta e do pernil desossados; movimentação de cargas nos setores de desossa, embalagem primária, embalagem secundária, triparia, embutidos, defumados, túneis de congelamento, expedição, estocagem, paletização e caldeira; e movimentação de cargas com carrinhos e paleteiras manuais.

” São Paulo, 21 de julho de 2016 – A JBS informa que a sua unidade de suínos em Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, retomou suas operações ontem (20) após fiscalização conduzida pelo Ministério do Trabalho (MT) e Ministério Público do Trabalho (MPT) ao longo da semana passada, que interditou algumas máquinas, setores e serviços. A companhia, comprometida em manter um ambiente de trabalho seguro, esclarece que fez todos os ajustes necessários, observando as recomendações do MT e do MPT.”

Folha do Noroeste 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]