Audiência Pública debate qualidade da água em FW

Na tarde desta segunda-feira, 29, foi realizada uma Audiência Pública para debater a qualidade da água nos municípios que a Comarca do Ministério Público de Frederico Westphalen abrange. A realização da audiência se deu a partir da divulgação do estudo no qual apontou que a água consumida em FW durante o segundo semestre de 2016 possuía índices de agrotóxicos acima do permitido pela legislação. 

De acordo com o MP, o objetivo da audiência  foi garantir o direito à saúde de toda a população da Comarca, buscando uma fiscalização adequada, evitando a contaminação da água por todos os agrotóxicos, não só aqueles mencionados nas Portarias da Secretaria Estadual da Saúde.

Presente na audiência, o procurador da Corsan, falou que são seguidas todas as determinações legais, e que o uso indevido de agrotóxico atinge somente a água bruta e que a concessionária busca a eliminação de todas as substâncias indevidas presente na água quando detectadas em suas fiscalizações. De acordo com o responsável técnico pelo setor de tratamento e distribuição da água, a coleta de amostras e a realização de análises é feita semestralmente e que sempre que detectada a contaminação da água as mesmas são refeitas em todos os setores. 

O promotor responsável pelo Inquérito Civil Público que busca fiscalizar a qualidade da água, João Pedro Togni, falou sobre a audiência e destacou que a mesma foi positiva: 

Após a audiência ficou definido que a Corsan encaminhará resposta ao ofício remetido pela 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, referente ao relatório mensal do município de Frederico Westphalen quanto à análise de parâmetros de agrotóxicos até o dia 9 de fevereiro, prazo no qual também será encaminhada resposta acerca da possibilidade do município ter acesso imediato aos relatórios mensais de controle da água em FW.

Também ficou definido que os municípios disponibilizarão em seus sites o acesso aos relatórios de qualidade da água encaminhados pela Corsan. Ao final da audiência ficou firmada a realização de uma capacitação aos funcionários públicos dos municípios da Comarca para 1° ou 2 de março – a definir – buscando aprofundar os conhecimentos a respeito dos relatórios. 

Confira o estudo sobre a constatação de níveis de agrotóxicos na água de FW clicando AQUI. 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]