Audiência discute situação do abastecimento de água em FW e Caiçara

Representantes de Frederico Westphalen e Caiçara participaram na manhã desta quinta-feira, 18, de uma audiência hibrida com o diretor de Operações da Corsan, André Beltrão Finamor, em busca de soluções para os recorrentes problemas de falta de água nos dois municípios, que tem rede de abastecimento interligadas.

A audiência foi solicitada pelo presidente do legislativo de Frederico Westphalen, vereador Jorge Alan Souza, com intermediação do deputado estadual Mateus Wesp e a participação do prefeito de Caiçara Daniel dos Santos, da vereadora do município Josanete Stefanello dos Santos e da representante da Corsan local, Francieli Dal Bem, também foram convidados os representantes da administração de Frederico Westphalen.

O vereador frederiquense abriu a audiência cobrando soluções da gestão da companhia para os problemas enfrentados e salientou que o principal proposito deste encontro é tentar resolver uma situação que já se arrasta há vários anos. “Precisamos que a bomba seja substituída, além de antiga ela precisa subir quase 300 metros par chegar na estação de tratamento. A nossa principal demanda é que, se não puder ser substituído motor e bomba, que exista uma reserva de emergência”, pontuou.

O prefeito e a vereadora de Caiçara complementaram que o município está no limite e as reclamações da população são recorrentes, com registro de comunidades que chegaram a ficar sem água potável nas torneiras por uma semana. “A comunidade está descontente com o serviço oferecido pela Corsan e a gente quer estar mais próximo. Já fizemos essa solicitação e, reforço aqui, para que a companhia disponibilize alguns dias da semana, um servidor para atender no posto instalado no nosso município, isso facilitaria ainda mais a comunicação”, comentou o prefeito.

Representando a Corsan, Finamor elencou ações que já vem sendo desenvolvidas pela companhia a fim de melhorar o abastecimento nas duas comunidades, também salientou que alguns equipamentos foram substituídos e que a força-tarefa para diagnosticar e corrigir vazamentos também está em andamento. “Temos o compromisso de ainda no primeiro semestre resolver os problemas relacionados especificamente a Corsan, porém temos um outro problema que é a falta de energia, isso por vezes causa o desabastecimento e estamos com dificuldade nas tratativas com a RGE”, disse.

Energia e Sinal de Celular

Diante do exposto, o representante do legislativo frederiquense, vereador Jorge Alan, com o intermédio do deputado, comprometeram-se em viabilizar uma audiência com a companhia de energia, representantes da região e Corsan, para tratar do tema.

– A região de Frederico Westphalen é uma das prioridades do meu mandato. Meu gabinete está à disposição para intermediar junto ao governo do Estado e buscar a solução – não só desse problema que estava afetando a população – mas também de todas as demandas da cidade – reiterou o deputado estadual, Mateus Westp (PSDB).

Outro problema da região que surgiu durante o encontro, a precária cobertura de telefonia móvel, que tem ligação direta e indireta com as demais demandas, de acordo com o presidente da câmara de FW, deverá ser abordado com as companhias responsáveis nos próximos meses.

 

*ASCOM Câmara de Vereadores 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]