Audiência debate preservação de lajeados

Na última quarta-feira, dia 5, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com demais entidades, debateram a preservação de Lajeados durante uma Audiência Pública no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Esta audiência é um dos procedimentos legais do Projeto Corredor Ecológico que envolve os Lajeados Pardo, Pardinho e Tunas, que são os principais afluentes que abastecem Frederico Westphalen e Caiçara.

O Corredor Ecológico iniciou em 2011 com o objetivo de recuperar e preservar as Matas Ciliares dos Lajeados, dada a importância ambiental dos recursos hídricos. Com isso, o encontro serviu para que as entidades explicassem o projeto aos proprietários da região de estudo para que a pesquisa de campo seja autorizada por eles e também, para que parcerias sejam firmadas afim de promover a preservação ambiental destas áreas.

O projeto está sendo realizado em parceria com várias instituições, entre elas, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-FW) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Frederico Westphalen, que estão executando um diagnóstico ambiental das condições da qualidade da água e das matas.

O Licenciador Ambiental da SeMMA, Carlos Minuzzi Rossatto, destacou a importância do projeto. “Estes lajeados abastecem as cidades de Frederico Westphalen e Caiçara por isso buscamos recuperar e preservar as matas para que ocorra ganho ambiental e assim, melhorar a qualidade dos recursos hídricos, em especial, para o abastecimento da população”, disse.  

A secretaria de Meio Ambiente lembra ainda que, após esta audiência, os proprietários que não cooperarem com a proposta de recuperação/preservação estão sujeitos a posterior intervenção por parte dos órgãos de controle e fiscalização.

ASCOM – Prefeitura Frederico Westphalen

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]